Imóveis rurais de dez comunidades tradicionais de Fundo de Pastos do município de Barra, Território de Identidade Bacia do Rio Grande, estão sendo georreferenciados. O trabalho consiste numa etapa fundamental para o êxito do processo de regularização fundiária, pois identificam e definem em campo os limites de cada imóvel, resultando na emissão do título de terra.
O processo de georreferenciamento é resultado do Projeto Agenda Territorial da Bahia (AG-TER), da Secretaria de Planejamento (Seplan), envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Consórcio Multifinalitário dos Municípios do Oeste da Bahia (Consid).

Por meio do título de terra, os agricultores familiares passaram a ter a garantia jurídica da posse da terra, além da possibilidade de acessar políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).


