Na manhã de sábado, 15 de agosto, o prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Saúde Maira de Andrada farão a entrega das autorizações de cirurgias e pré-operatórios dos pacientes cadastrados na central de regulação do município. A jovem Taine Miranda Ribeiro, 21, moradora da Rua Jequié no Bairro Santa Cruz é uma das pessoas que agora poderão realizar suas cirurgias. “Estou muito feliz, desde que soube que estava com um nódulo no seio, andava apreensiva e descrente, agora posso voltar a ter esperanças”, observa. Érica Quesado, Diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da secretaria de Saúde explica que foi realizado um levantamento de todas as solicitações de cirurgias dos moradores do bairro Santa Cruz e só então elencadas as prioridades de momento. “De todas as solicitações que tínhamos em mãos priorizamos as cirurgias de hérnias, hemorróidas, nódulos e cistos”, esclarece. O segundo passo foi determinar os casos urgentes e que necessitavam de intervenção cirúrgica imediata. “Detectamos três casos considerados urgentes para incluir nessa lista de pessoas com cirurgias autorizadas”, ressalta.
Na realidade, essa solenidade de entrega de autorizações para cirurgias, principalmente as de urgência, seriam desnecessárias, se o Sistema Único de Saúde tivesse ao menos alguns parâmetros de eficiência. O Governo Federal já acostumou os pobres a esperar sempre por uma cirurgia. E as prefeituras fazem das tripas, coração, para atender seus necessitados.
Humberto Santa Cruz já melhorou muito o atendimento no Município. No entanto, os usuários aguardam o hospital municipal prometido em campanha.
