Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal

Brasília (DF), 26/03/2026 - PF reprime esquema de lavagem de capitais e de evasão de divisas em SP e em SC. Foto: Polícia Federal/Divulgação

Justiça autoriza sequestro de bens e valores até R$ 670 milhões. Banco replicou Master ao inflar ativos.

A Polícia Federal (23) está desde cedo nas ruas para cumprir mandados judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira (23) para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/1986

O alvo das investigações é o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Entre as medidas estão a quebra de “sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões”. 

Segundo a PF, as investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central, indicam que os “investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares”.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela Lei nº 7.492/1986.

Da Agência Brasil

 

 

A clássica saída à francesa. É o que se espera dos contaminados pelo vírus do Master.

A nova nobrezaPor favor, deixem o salão antes do início das danças!

“Sair à francesa” (ou dar uma saída à francesa) é uma expressão popular que significa desaparecer de um cenário onde já não se agrada tanto como antes.

O que se espera é que cada brasileiro contaminado pelo dinheiro e compromissado com atuação política pró Daniel Vorcaro deixe a cadeira vazia, com discrição e elegância.

Entre eles o dono do resort Tayayá Aqua Resort, ministro Dias Toffoli; o dono do escritório de advogados que foi contratado pelo Master, ministro Alexandre de Morais; os senadores Jaques Wagner, Ciro Nogueira e Alcolumbre, este presidente do Congresso; o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal e o pré-candidato Flávio Bolsonaro, este envolvido até o colarinho, sem prejuízo daqueles que forem apontados pelas investigações da Polícia Federal.

Cinthya Marabá cumpre agenda em Barreiras

 

A pré-candidata a deputada estadual, Cinthya Marabá (PL), marcou presença neste final de semana na cidade de Barreiras, onde participou de reunião e fez parte da torcida organizada Lobão, do Barreiras Futebol Clube.

Numa reunião onde foi recebida na residência do casal Ismael Pedrosa e Cristiane Pedrosa, a pré-candidata Cinthya Marabá comentou em suas redes sociais o encontro. “Foi uma alegria rever pessoas tão queridas, conhecer novas histórias e compartilhar momentos tão leves e verdadeiros”, disse a primeira-dama de LEM. “Meu agradecimento aos meus amigos Ismael Pedrosa e Cristiane Pedrosa pelo convite e pela recepção tão carinhosa”, concluiu.

E o domingo foi dia de torcer pelo Barreiras Futebol Clube, ao lado dos prefeitos Junior Marabá, de Luís Eduardo Magalhães, e de Otoniel Teixeira de Barreiras. “Que jogaço, gente! Barreiras venceu Vitória da Conquista por 2 a 1 em uma partida cheia de emoção e com a torcida cheia de energia”, comentou Cinthya Marabá após o jogo. “Foi bom demais viver esse momento ao lado de tanta gente massa, sentir a animação da arquibancada e receber tanto carinho”.

Dólar cai frente ao Real enquanto sustentou ganhos no Exterior

Dólar cai a R$ 4,99, e Ibovespa recua após 11 altas seguidas

Por Fabricio de Castro, da Reuters

O dólar fechou a segunda-feira em baixa ante o real, em sessão que contou com duas operações cambiais simultâneas do Banco Central, enquanto no exterior a moeda norte-americana sustentou ganhos ante boa parte das demais divisas.

O dólar à vista fechou o dia com queda de 0,45%, aos R$5,1413. No ano, a moeda passou a acumular baixa de 6,33% ante o real.

Às 17h12, o dólar futuro para julho – atualmente o mais líquido no mercado brasileiro – cedia 0,15% na B3, aos R$5,1565.

Os EUA e o Irã concordaram, conforme os mediadores Catar e Paquistão, com um roteiro para um acordo final que ponha fim ao conflito em até 60 dias. Ainda assim, investidores se mostravam preocupados com as ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump, de retomada da guerra e com o anúncio de que Teerã havia fechado novamente o Estreito de Ormuz.

No fim da tarde, com o mercado à vista já fechado, Trump afirmou que o Estreito de Ormuz está totalmente aberto.

Neste cenário, o dólar sustentou ganhos ante divisas fortes como o euro e o iene, mas recuou ante a libra. Em relação aos países emergentes, o dólar caiu ante o peso colombiano e o real — neste caso, após os fortes avanços da semana passada –, mas a moeda dos EUA se manteve em alta ante boa parte das demais divisas.

No Brasil, destaque para os dois leilões simultâneos realizados pelo Banco Central no início da sessão, em que foram vendidos US$1 bilhão em moeda à vista e 20.000 contratos no valor de US$1 bilhão de swap cambial reverso — uma operação cujo efeito é equivalente à compra de dólares no mercado futuro.

As duas operações simultâneas são conhecidas como “casadão” pelos investidores e visam oferecer liquidez ao mercado. O efeito delas sobre as cotações do dólar é, em tese, nulo, já que o BC vendeu US$1 bilhão em uma ponta e comprou US$1 bilhão em outra.

“Nossos modelos de previsão econométrica para o câmbio capturaram a mudança no humor em relação aos ativos brasileiros, com o BRL (real) sendo visto no patamar R$5,16, entre R$5,06 e R$5,25 (por dólar)”, afirmou Felipe Tavares, economista-chefe da BGC Liquidez, em relatório publicado pela manhã. “O casadão de hoje deve aliviar um pouco a pressão, mas o ambiente segue adverso para o risco Brasil”, acrescentou.

Também em relatório, o diretor da consultoria Wagner Investimentos, José Faria Júnior, afirmou que “o dólar está em tendência de alta de médio prazo, fato que dificulta recuo para perto de R$5,00”.

No fim da manhã, o BC fez uma terceira operação, na qual vendeu 50.000 contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 1º de julho.

No fim de semana, uma nova pesquisa Datafolha apontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida para o Planalto, com 47% das intenções de voto no segundo turno, contra 43%. O resultado indicou estabilidade em relação à pesquisa anterior, publicada há um mês.

Os brancos e nulos somaram 8%, enquanto 1% não sabe em quem votar. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Às 17h11, o índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,15%, a 100,990.

Data Folha: Lula mantém folga de 10 pontos sobre Flávio no primeiro turno.

Na rodada anterior, feita após a revelação de que Flávio havia pedido dinheiro a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para bancar um filme sobre Jair Bolsonaro (PL), Lula marcou 40% enquanto o senador tinha os mesmos 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Por Carolina Linhares, da FolhaPress

O presidente Lula (PT) manteve a vantagem e marca 41% no cenário mais provável de primeiro turno ante 31% de Flávio Bolsonaro (PL). A nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostra que o senador estancou por ora o prejuízo eleitoral causado pelo caso “Dark Horse”.

Na rodada anterior, feita após a revelação de que Flávio havia pedido dinheiro a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para bancar um filme sobre Jair Bolsonaro (PL), Lula marcou 40% enquanto o senador tinha os mesmos 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A situação de estabilidade também define o hipotético segundo turno entre Lula e Flávio, em que ambos repetiram o placar visto há um mês, de 47% para o petista e 43% para o bolsonarista. Desta vez, os brancos e nulos somam 8%, e 1% não sabe.

Desde então, o escândalo do Master chegou à cúpula do PT e passou a ser um problema compartilhado entre Lula e Flávio. O novo levantamento, porém, só capta parcialmente esse efeito, pois foi realizado na quarta-feira (17) e quinta-feira (18), dia da operação da Polícia Federal que mirou Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado suspeito de ter recebido pagamentos de Vorcaro.

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades. A pesquisa está registrada no TSE (Superior Tribunal Eleitoral) com o número BR-09956/2026.
Lula e Flávio lideram isolados o primeiro turno, que teve novidades como a entrada de Aécio Neves, que o PSDB cogita lançar à Presidência, e a substituição de Aldo Rebelo por Joaquim Barbosa no DC.

Depois de Lula com 41% e de Flávio com 31%, aparecem Ronaldo Caiado (PSD) com 3%, Renan Santos (Missão) com 3%, Romeu Zema (Novo) com 2%, Aécio Neves (PSDB) com 2%, Samara Martins (UP) com 2%, Augusto Cury (Avante) com 2%, Joaquim Barbosa (DC) com 1%, Cabo Daciolo (Mobiliza) com 1% e Rui Costa Pimenta (PCO) com 1%.

Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, e 4% responderam não saber em quem votar.

O caso “Dark Horse” (nome do filme, que significa azarão) representou um baque para Flávio, que em abril havia conseguido empatar com Lula na simulação de segundo turno e, depois do escândalo, viu a diferença atingir quatro pontos. Na primeira etapa, a vantagem de três pontos do presidente passou para nove.

Se a estabilidade atual, portanto, é uma boa notícia para Flávio, não se pode dizer o mesmo sobre Lula, que ainda espera capitalizar perante o eleitorado seu pacote de bondades de mais de R$ 140 bilhões em créditos e subsídios.
Essa é a primeira pesquisa Datafolha desde que a Câmara dos Deputados aprovou o fim da escala 6×1, uma das principais apostas do governo Lula para ampliar os pontos do petista. Travada no Senado, porém, a medida corre o risco de ficar para depois de outubro.

O Datafolha testou outras duas possibilidades de segundo turno. Quando a disputa é entre Lula e Caiado, o petista tem 47% contra 41% do ex-governador de Goiás. Brancos e nulos são 10%, e 2% não sabem. A diferença de seis pontos entre os pré-candidatos teve uma oscilação em relação ao último levantamento, quando era de nove pontos (48% a 39%).

Já entre Lula e Zema, o placar é de 48% do presidente ante 39% do ex-governador de Minas Gerais, mesma diferença da pesquisa anterior, com 11% de brancos e nulos e 2% que não sabem.

A pesquisa espontânea, quando o eleitor não vê a lista de opções, também confirma a posição de Flávio como o principal candidato anti-Lula. O presidente lidera, com 30%, seguido do senador, com 17%. Caiado, Zema e Renan têm 1% cada.

Lula e Flávio estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, quando a pergunta é em qual candidato o entrevistado não votaria de jeito nenhum. O bolsonarista está numericamente à frente no quesito rejeição, com 48%, seguido do petista com 46%. Aécio figura em terceiro lugar, com 23%. Há 17% que não votariam em Zema e 14% que descartam Caiado.

A menos de dois meses do início da campanha, Lula e Flávio têm travado duelos em temas como a soberania, Pix e segurança pública. Depois de um encontro com Donald Trump, o senador conseguiu que facções criminosas fossem consideradas terroristas pelos EUA e lançou uma série de promessas linha-dura para reanimar sua base conservadora.

Em contrapartida, o presidente prometeu um programa contra roubo de celulares e cobrou a presença de ministros em inaugurações de obras pelo país. Os governistas temem que a operação contra Jaques Wagner, um amigo de Lula, esvazie a exploração do “Dark Horse”, mas já investem em outra frente de ataques a Flávio, classificado como traidor por se alinhar aos EUA em meio à ameaça de mais tarifas.

As preferências de cada perfil de eleitor, reforçadas a cada pesquisa, já são bem conhecidas pelas campanhas, mas nem por isso fáceis de reverter. Flávio, por exemplo, busca uma vice mulher para melhorar sua imagem no segmento em que ele marca 37% ante 52% de Lula em um eventual segundo turno.

Entre donas de casa, Lula tem 56% e Flávio, 38%. A mesma disparidade é vista entre estudantes –o petista marca 55% e o bolsonarista, 38%. Já no universo dos empresários, o senador lidera com 69% e o presidente marca 25%.

Lula tem mais apoio entre os mais pobres, menos escolarizados, pretos, homossexuais e bissexuais e chega a 61% no Nordeste. Flávio tem desempenho melhor entre os mais ricos, evangélicos, brancos e alcança 54% no Sul.

O Datafolha perguntou ainda se os eleitores se arrependem do voto dado em 2022, quando Lula venceu Bolsonaro por 50,9% a 49,1%. As respostas se mantiveram estáveis. Entre quem votou no atual presidente, 91% não se arrependem e 9% se arrependem. Para o ex-presidente, os índices são de 93% e 7%, respectivamente.

Os dados de levantamentos eleitorais não devem ser compreendidos como previsões para o resultado final das eleições. Eles servem de termômetro para opinião de eleitores no momento em que a pesquisa é feita.

 

 

Procon-BA retira mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo durante ação do Plantão Integrado dos Direitos Humanos

A ação integra o Plantão Integrado de Direitos Humanos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a proteção da saúde e dos direitos dos consumidores

O Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou nesta semana ações simultâneas de fiscalização, atendimento ao consumidor e educação para o consumo em diversos municípios baianos, o que resultou na apreensão e descarte de 1,09 tonelada de carnes e derivados impróprios para o consumo. A ação integra o Plantão Integrado de Direitos Humanos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a proteção da saúde e dos direitos dos consumidores.
Entre as irregularidades encontradas estavam produtos vencidos, com embalagens violadas ou armazenados em condições inadequadas. Em Cachoeira, três supermercados foram fiscalizados; dois apresentaram irregularidades e foram autuados. No município, cerca de 760 quilos de carnes e derivados em condições inadequadas para o consumo foram apreendidos e descartados.
Em Cruz das Almas, dois supermercados foram fiscalizados e autuados. Durante a operação, cerca de 330 quilos de carnes e derivados impróprios para consumo foram apreendidos e retirados de circulação. Já em São Félix, a fiscalização em dois supermercados não identificou irregularidades. Em Santo Antônio de Jesus, o Procon-BA realizou 23 inspeções sem registrar infrações até o momento. Em Camaçari, o órgão promoveu nove ações educativas no comércio local, orientando fornecedores e consumidores sobre os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor.
O diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, ressaltou a importância das ações fiscalizatórias durante os festejos juninos, período em que há um aumento significativo na circulação de pessoas e no consumo de alimentos, exigindo atenção redobrada para garantir o cumprimento das normas sanitárias: “A retirada de mais de uma tonelada de alimentos impróprios demonstra a relevância das ações de fiscalização realizadas pelo Procon-BA. Nosso objetivo é proteger a saúde da população e assegurar o respeito aos direitos dos consumidores em todo o estado”, destacou.
A ação compõe as atividades do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, iniciativa que já está em funcionamento em municípios como Amargosa, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus e Camaçari, e que terá sua abertura oficial em Cachoeira neste domingo (21), seguindo até o fim dos festejos. A iniciativa reúne órgãos estaduais, municipais e instituições parceiras em uma atuação articulada voltada à promoção, proteção e garantia de direitos durante o período, fortalecendo ações de prevenção, acolhimento, orientação e atendimento à população.
Além da fiscalização das relações de consumo, o Procon-BA integra a Operação Em Chamas 2026, uma ação conjunta de diversos órgãos estaduais, como a SJDH e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), que intensifica atividades de prevenção e fiscalização em todo o estado. A operação atua no monitoramento do comércio, armazenamento, transporte e utilização de fogos de artifício, reforçando a segurança e contribuindo para o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos relacionada à explosão da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus.

Quadrilha “Tira o Pé da Brasa” conquista bicampeonato regional e leva o nome de Luís Eduardo Magalhães ao topo do pódio

A cultura junina de Luís Eduardo Magalhães voltou a brilhar no cenário regional. A quadrilha junina Tira o Pé da Brasa sagrou-se bicampeã do Concurso Regional de Quadrilhas Juninas, realizado em São Desidério. A competição é organizada pela União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia (UNIQJOB).

Com o tema “Onde a Fé Não Tem Fim”, o grupo emocionou o público e os jurados ao retratar a histórica seca de 1877, unindo arte, tradição, religiosidade e uma rica narrativa cultural. O espetáculo garantiu à quadrilha o título de campeã da competição, além de diversos prêmios individuais e técnicos.

Além do troféu principal, a Tira o Pé da Brasa conquistou os títulos de Melhor Rainha e Melhor Casal de Noivos, além das premiações de Melhor Conjunto de Trabalho, Melhor Repertório e Melhor Coreografia, demonstrando excelência em todos os quesitos avaliados.

Fundada no ano 2000, no bairro Santa Cruz, a quadrilha reúne atualmente cerca de 60 passistas e uma equipe de 10 integrantes na comissão organizadora, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e fortalece a identidade cultural do município.

O resultado reafirma o protagonismo de Luís Eduardo Magalhães no cenário junino regional. O sucesso do grupo também reflete o incentivo à cultura popular promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, que apoia e valoriza as manifestações culturais responsáveis por representar o município em toda a região.

Confira a classificação geral do Concurso Regional de Quadrilhas Juninas 2026, realizado em São Desidério:

1º – Tira o Pé da Brasa (Luís Eduardo Magalhães)
2º – Olha a Pisada (Xique-Xique)
3º – Ki Balanço (Luís Eduardo Magalhães)
4º – Mistura Quente (Santana)

Portaria de órgão do GSI designa major ‘Fulano de Tal’ e tenente ‘Cicrano de Tal’ como assistentes na Segurança Presidencial.

Texto foi publicado no ‘Diário Oficial da União’ desta segunda-feira (22). O g1 tenta contato com o governo em busca de esclarecimentos sobre a portaria.

Uma portaria do Departamento de Gestão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) designou como assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial o major do Exército “Fulano de Tal” e o tenente da Polícia Militar do Distrito Federal “Cicrano de Tal”.

Aparentemente com erros, a portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (22) no “Diário Oficial da União”. O texto também designa para a função de assistente o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite.

A portaria 172, de 19 de junho de 2026, foi assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI. O g1 acessou o texto às 11h42 desta segunda-feira, nas versões digital e certificada do ‘DOU’.

Novo endereço profissional de Fulano e Sicrano de Tal.

Diz a mensagem:

 

Homem morre, outro fica gravemente ferido em acidente na BR 242.

acidente na BR-242 em Barreiras, Bahia, deixa homem morto

Vítima, que dirigia um Fiat Corsa, morreu ainda no local do acidente registrado na noite deste domingo (21). Motorista da Fiat Strada foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital do Oeste.

Um homem morreu em um acidente na BR-242 em Barreiras, no oeste da Bahia, na noite deste domingo (21). A colisão envolveu um Fiat Strada e um GM Corsa nas proximidades da entrada do Vale da Boa Esperança, na altura do km 834 da rodovia.

Conforme informações apuradas no local, o condutor do GM Corsa não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro. A vítima foi identificada preliminarmente pelo prenome Carlinhos.

O motorista da Fiat Strada ficou ferido. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.

No local, um bombeiro civil que passava pela rodovia auxiliou nos procedimentos iniciais de socorro até a chegada das equipes de emergência.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a sinalização da pista e o controle do tráfego durante o atendimento.

As circunstâncias da colisão ainda não foram divulgadas oficialmente. A investigação vai apurar as causas do acidente.

Após os trabalhos da perícia, o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), mas não há informações sobre velório ou sepultamento.

A identidade completa da vítima e o estado de saúde atualizado do motorista ferido não haviam sido informados oficialmente até a publicação desta reportagem.

Frio intenso e massa polar extrema colocam o Brasil em alerta; Sul enfrenta risco de geada severa nesta semana.

Chuva e temperaturas baixas podem trazer nevascas às serranias do Sul. Colheita da safrinha está comprometida pelo excesso de umidade.

O inverno brasileiro começa mostrando sua força de forma agressiva. A chegada de uma poderosa massa de ar polar deve provocar uma onda de frio intenso sobre o Centro-Sul do país nos próximos dias, criando um cenário de preocupação crescente para o agronegócio.

A previsão indica temperaturas abaixo de 0°C em diversas áreas do Sul, geadas de forte intensidade e condições climáticas extremas capazes de afetar lavouras, comprometer o manejo pecuário e dificultar a rotina operacional dentro das propriedades rurais.

Meteorologistas acompanham com atenção a evolução do sistema, que deve alcançar seu pico justamente entre quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, período em que produtores rurais precisarão redobrar os cuidados.

Além do frio extremo, modelos indicam possibilidade de congelamento superficial da água em bebedouros, formação de gelo em pistas e estradas rurais, além de uma condição severa de geada capaz de atingir importantes regiões produtoras do Sul e avançar até áreas do Centro-Oeste brasileiro.

Na madrugada de terça-feira (23), a frente fria avança sobre Minas Gerais, com previsão de chuvas fracas e moderadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de pontos de chuva mais intensa em áreas de São Paulo. Durante o dia, o tempo permanece instável em regiões como Vale do Paraíba, sul de Minas, sul do Rio de Janeiro e Região Serrana.

A atuação da frente fria deve continuar até quarta-feira (24), mantendo o tempo fechado e com chuvas espalhadas entre o leste do Rio de Janeiro e o oeste mineiro. No Espírito Santo, a previsão aponta aumento da nebulosidade no sul do estado.

No Centro-Oeste, a segunda-feira (22) começa com tempo estável, mas a formação de novas áreas de instabilidade deve ocorrer ao longo da manhã. Durante a tarde, o avanço da frente fria, associado ao canal de umidade, favorece pancadas de chuva moderadas e intensas, além do risco de tempestades em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Bahia recebe mais de 102 mil turistas estrangeiros e registra alta de 11,8% em 2026

Índice de crescimento da Bahia superou a média de evolução do país no período

A Bahia consolidou um crescimento expressivo no setor de turismo internacional nos primeiros meses deste ano. Entre janeiro e maio de 2026, o estado atraiu 102.471 visitantes estrangeiros, o que representa uma expansão de 11,8% na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. O balanço oficial, estruturado pela Embratur a partir de dados integrados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, posiciona o território baiano em um patamar de destaque no cenário receptivo nacional.

O índice de crescimento da Bahia superou a média de evolução do país no período. No recorte percentual de expansão entre as unidades da federação, o desempenho baiano ficou atrás apenas dos estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, que lideraram os acréscimos relativos na Região Nordeste.

No panorama federal, o Brasil registrou a entrada de 4,8 milhões de turistas internacionais no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, estabelecendo o segundo melhor resultado histórico para o período. A malha aeroviária manteve-se como a principal porta de entrada do país, sendo responsável pelo desembarque de 3,17 milhões de viajantes, volume que representa um aumento de 14,9% nessa modalidade.

No ranking de volume absoluto de passageiros externos, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro lideraram a listagem nacional, registrando a marca de aproximadamente 1,2 milhão de turistas cada, seguidos pelo grupo de estados integrados pela Bahia que romperam a barreira dos 100 mil visitantes no período.

A França, em um território com as mesmas dimensões da Bahia, é o principal destino turístico mundial, recebendo cerca de 102 milhões de turistas estrangeiros por ano. Grande parte desses visitantes chega de outros países europeus. Em termos de faturamento financeiro, o setor hoteleiro do país gera receitas que superam 77,5 bilhões de euros anuais

No ano.

O Brasil registrou um recorde histórico de 9,28 milhões de turistas estrangeiros. Esse volume representou um aumento de 37,1% em relação ao ano anterior e superou com folga a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo. A Argentina liderou o ranking de visitantes, seguida pelo Chile e pelos Estados Unidos.
Para detalhar o fluxo turístico:
  • Principais Portões de Entrada: Os estados que mais receberam visitantes internacionais foram São Paulo (liderando com mais de 2,7 milhões), seguido pelo Rio de Janeiro e pelo Rio Grande do Sul.
  •  
  • Tendência Atual: A expansão continua forte. O país bateu recordes sucessivos nos primeiros meses do ano, impulsionado pelas altas temporadas e pela diversificação de turistas sul-americanos e europeus. 

Explosão em terminal de gás no Qatar deixa 54 feridos e 18 desaparecidos.

Um incêndio causou uma explosão no principal terminal de exportação de gás natural do Qatar no domingo, resultando em pelo menos 54 pessoas feridas e outras 18 desaparecidas.

O incêndio na área industrial de Ras Laffan aconteceu quando trabalhadores tentavam retomar operações após o bombardeamento iraniano durante a guerra.

O incidente poderá agravar ainda mais o caos nos mercados energéticos globais, sobretudo porque o Qatar continua sendo um dos maiores produtores mundiais de gás natural.

O país tinha suspendido a produção devido ao bloqueio iraniano no Estreito de Ormuz, que impedia o envio de carregamentos aos clientes.

Com o alívio parcial da pressão iraniana sobre o estreito, no quadro das negociações para um cessar-fogo permanente, o Qatar iniciou trabalhos para reativar o terminal de exportação.

Mas na noite de domingo esses trabalhos desencadearam uma explosão e incêndio nas instalações de abastecimento de gás Barzan, informou a empresa estatal QatarEnergy.

A dimensão dos danos permanece incerta. Inicialmente, as autoridades referiram apenas alguns feridos, mas horas mais tarde o Ministério do Interior anunciou um número muito mais elevado de vítimas.

TSE manda PL excluir vídeo em que deputado associa PT a facções criminosas sem provas.

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, determinou que o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aquele que esquece dinheiro vivo em saco plástico na residência, líder do partido na Câmara, remova de suas redes sociais um vídeo no qual sugere, sem apresentar evidências, que o Partido dos Trabalhadores (PT) recebe financiamento de facções criminosas. A decisão liminar, proferida na sexta-feira (19), atendeu a uma representação da federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB.

Na publicação, o parlamentar afirma que não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vá “mandar bombas e mísseis” para comunidades em razão da classificação do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas, medida anunciada recentemente pelo governo americano.

Segundo o deputado, essa informação estaria sendo divulgada por “presidentes de ONGs”. Em seguida, ele declara que os EUA vão investigar os recursos dessas facções e que “há grandes suspeitas” de que esses valores financiem campanhas do PT.

Na liminar, Mendonça destacou que a liberdade de expressão é um pilar da democracia, mas não ampara a divulgação de “fatos inverídicos, descontextualizados ou sem lastro mínimo”. O ministro afirmou que “a liberdade de expressão não protege, em princípio, a imputação de fato ilícito grave” e ressaltou que “o que se veda, neste momento, não é a discussão pública sobre tais temas, mas a manutenção de conteúdo específico que, em contexto eleitoral, atribui a partido político a suspeita de financiamento por facções criminosas sem indicar base mínima de verificação”.

Segundo o magistrado, a imputação de acusação grave sem comprovação mínima tem potencial para comprometer a integridade do debate eleitoral e induzir o eleitorado a erro. A decisão estabeleceu prazo de 24 horas para a exclusão da postagem, sob pena de multa diária. Até as 19h de domingo (21), o vídeo ainda permanecia no perfil do deputado no Instagram. 

AÇÕES NO TSE
De acordo com a Folha de S. Paulo, a ação movida pela federação é mais uma entre as mais de 60 representações protocoladas pela campanha do presidente Lula no TSE, a maioria delas por propaganda eleitoral antecipada.

Desse total, 18 ações são direcionadas contra a campanha do deputado Flávio Bolsonaro (PL-RJ), mas também há pedidos contra o presidenciável Romeu Zema (Novo-MG) e outros pré-candidatos bolsonaristas, com destaque para o uso de inteligência artificial em vídeos publicados por adversários.

DEPUTADO ALVO DE OPERAÇÃO
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sexta-feira (19) contra os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do Partido Liberal (PL), na Operação Galho Fraco. O alvo da investigação é um suposto esquema de desvio de recursos públicos provenientes de cotas parlamentares.

Durante as diligências, os agentes apreenderam aproximadamente R$ 400 mil em espécie em um endereço vinculado a Sóstenes, em Brasília. De acordo com os investigadores, o dinheiro estava armazenado dentro de um saco preto, guardado em um armário.

Homem morre eletrocutado ao tentar ajudar carreta enroscada em fios da rede pública.

Um homem identificado como Marcos Vinícius da Silva de Souza, de 38 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica no início da noite deste domingo (21), em Luís Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu pouco depois das 18h, no cruzamento da Avenida 1 com a Rua Manoel Novais, no bairro Mimoso 3.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), que atendeu a ocorrência, um caminhão-trator que tracionava uma carreta tipo prancha, carregada com três pás carregadeiras, realizava uma manobra de conversão da Avenida 1 para a Rua Manoel Novais quando a carga atingiu a rede de fiação aérea existente no local. O motorista procurava um local próximo a sua residência para estacionar a carreta.

Após perceber a interferência causada na fiação, o motorista parou o veículo para tentar resolver a situação. Nesse momento, Marcos Vinícius, que conduzia um veículo logo atrás da carreta, ofereceu ajuda. Ao subir sobre a carga para tentar remover os fios, ele acabou tocando a rede elétrica e sofreu uma forte descarga elétrica.

Com o choque, Marcos perdeu o equilíbrio e caiu da carreta sobre o asfalto. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local. A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu durante o trajeto.

Ainda segundo a SUTRANS, o motorista do caminhão foi submetido voluntariamente ao teste do etilômetro, que apontou resultado de 0,41 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido. Diante da situação, ele foi conduzido e apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde permanece à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Meteorologia prevê temperaturas mais altas e mais chuvas

Da Agência Brasil

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera.

Este ano, no entanto, por conta do El Niñoo inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês)

El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

“A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve”, diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva.

“O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste”, explica.

Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas.

“O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado”, diz Silva.

Previsões mais difíceis

Os reais efeitos, no entanto, são difíceis de ser previstos com muita antecedência. Segundo o meteorologista, com o aquecimento global e as mudanças climáticas, o tempo está mais difícil de ser previsto com meses de antecedência, por exemplo. Assim como as durações exatas dos fenômenos climáticos.

“As temperaturas mais quentes, por exemplo, podem ser sentidas por mais tempo. O que antes durava dois, três meses, a gente começa sentir por quatro, cinco meses. Isso acontece também com os períodos de estiagem, de chuva. Então, isso muda bastante a dinâmica da previsão climática para longo prazo”, diz o meteorologista.

O que é o inverno?

O inverno é um evento astronômico. É quando parte do planeta Terra está recebendo menos radiação do Sol. Enquanto o Hemisfério Sul, onde está o Brasil, conta com menor incidência solar, o Hemisfério Norte, que está no verão, recebe mais radiação.

Como o Brasil é um país de grande extensão territorial, a estação também é sentida de maneira diferente dependendo da localização. Na cidade mais ao sul do Brasil, Chuí (RS), durante os meses de inverno, o Sol nasce por volta das 7h30 e se põe por volta das 17h30, assim, os dias têm menos de 10 horas de luz.

Em Macapá, devido à localização exata na linha do Equador, o Sol nasce por volta das 6h15 e se põe às 18h15. A cidade não tem estações do ano bem definidas. Esses horários permanecem praticamente constantes o ano todo, com variações de apenas alguns minutos.

Grandes atrações do Arraiá de LEM aceleram procura pelo Camarote LEM

Novo espaço premium da festa oferece vista privilegiada para os shows de João Gomes, Calcinha Preta, Léo Santana e Mari Fernandez, além de open bar e line-up exclusivo no palco interno.

Com João Gomes, Calcinha Preta, Léo Santana, Mari Fernandez, Henry Freitas, Zezo, Léo Foguete e Manim Vaqueiro entre as atrações confirmadas, o Arraiá de Luís Eduardo Magalhães 2026 já movimenta o público que pretende viver a festa com mais conforto e exclusividade. A expectativa em torno da programação tem impulsionado a procura pelo Camarote LEM, novidade desta edição e primeiro espaço premium da história do evento.

Instalado em frente ao palco principal, o camarote oferece visão privilegiada dos shows e uma estrutura diferenciada para quem deseja aproveitar os quatro dias de programação sem abrir mão de comodidade e serviços exclusivos. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo link: https://shre.ink/3NAu.

Assinado pela 2GB Entretenimento, responsável pelo consagrado Camarote Brahma Salvador, em parceria com a BASE Entretenimento, o espaço contará com open bar premium, estacionamento privativo, banheiros exclusivos e uma programação própria que promete manter o público animado durante toda a festa.

Atrações internas

Além dos grandes nomes que passarão pelo palco principal do Arraiá, o Camarote LEM terá um line-up exclusivo em seu palco interno. Estão confirmadas apresentações de Front, Vanni, Stefane e Gabby, Larissa Fagundes, Ariel, Thauane, Cat Dealers, Netto DJ, Groove Room, Bruno & Dener e Victor Alc, garantindo música e entretenimento entre um show e outro.

A experiência premium também inclui serviços inéditos para o público, como Beauty Space com maquiagem e cabelo, SPA para relaxamento e Relax Zone, área especialmente criada para descanso e convivência ao longo da programação.

Considerado um dos maiores festejos juninos da Bahia, o Arraiá de Luís Eduardo Magalhães acontece entre os dias 1º e 4 de julho e deve reunir milhares de pessoas de diversas regiões do país. Com capacidade limitada, o Camarote LEM surge como uma das grandes novidades da edição, reunindo conforto, serviços exclusivos e acesso privilegiado aos principais shows da festa.

Novidades, programação e conteúdos exclusivos podem ser acompanhados pelo Instagram oficial do espaço: @camarotelem.

 

Copa prossegue hoje com jogos pelos grupos E e F

A Copa do Mundo de 2026 segue neste sábado (20) com quatro partidas válidas pela segunda rodada da fase de grupos. Os confrontos envolvem as seleções dos grupos E e F e podem encaminhar classificações para as oitavas de final.

A programação começa às 14h com o duelo entre Holanda e Suécia. Os suecos lideram o Grupo F com três pontos, enquanto os holandeses buscam a primeira vitória no torneio.

Às 17h, Alemanha e Costa do Marfim fazem um confronto direto pela liderança do Grupo E. As duas seleções venceram na estreia, mas os alemães ocupam a primeira posição graças à goleada por 7 a 1 sobre Curaçao.

Mais tarde, às 21h, Equador enfrenta Curaçao. As duas equipes perderam na primeira rodada e precisam pontuar para seguir com chances de classificação.

Fechando o dia, já na madrugada de domingo (21), à 1h, Tunísia encara o Japão. Os japoneses somam um ponto e podem assumir a liderança do Grupo F, enquanto os tunisianos buscam os primeiros pontos na competição.

Sistema da Defesa Civil é suspenso após invasão e disparo falso

Secretaria afirmou, em nota, que vai acionar a Polícia Federal.

A plataforma de envios do sistema Defesa Civil Alerta foi tirada do ar preventivamente na madrugada deste sábado (20/6), por volta de 1h30.

A medida foi tomada após o sistema sofrer uma invasão cibernética e disparar uma notificação falsa para diversas regiões do país.

O comando do disparo foi realizado remotamente por um usuário externo, sem qualquer ligação com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Mensagem assusta usuários

A notificação enviada aos celulares da população foi classificada na categoria de “alerta extremo” — normalmente reservada para desastres naturais iminentes. No entanto, o texto continha apenas a palavra “misantropia” (termo que significa aversão ou ódio à humanidade).

A principal linha de investigação aponta para um ataque hacker coordenado.

Em nota, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), informou que já acionou a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão do ataque cibernético.

A secretaria informa ainda que trabalha para religar o sistema o mais rápido possível, o que ocorrerá assim que todas as condições de segurança digital forem restabelecidas e garantidas.

Israel quebra acordo ao bombardear o Líbano e Irã fecha de novo o Estreito de Ormuz.

O comando militar central iraniano anunciou neste sábado (20) ter encerrado o tráfego marítimo no Estreito de Ormuz, em resposta aos ataques de Israel no sul do Líbano, que classificou como uma “violação da promessa por parte do inimigo”.

“Fica por meio deste comunicado anunciado que o Estreito de Ormuz será fechado ao tráfego marítimo. Ressalta-se que esta primeira medida constitui uma resposta à violação da promessa por parte do inimigo e que, caso a agressão continue, serão planejadas e adotadas medidas adicionais para obrigar o inimigo a cumprir suas obrigações”, informou o Quartel-General Central de Khatam-al Anbiya, em comunicado transmitido pela televisão estatal e citado pela Al Jazeera.

Vale destacar que novos ataques israelenses no sul do Líbano deixaram cinco mortos neste sábado, apesar do anúncio, na véspera, de um cessar-fogo entre Israel e o grupo pró-iraniano Hezbollah, segundo informou a agência oficial libanesa ANI.

Os ataques atingiram mais de uma dezena de localidades durante a madrugada, matando três pessoas em Arab Salim, uma em Deir Zahrani e outra na entrada de Dweir, de acordo com a mesma fonte.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Israel cessaria os ataques no Líbano porque “cumpre o que promete”, na sexta-feira. Ele também disse que, sem a intervenção de Washington, os israelenses teriam sido “aniquilados”.

“Eles me respeitam muito e fazem o que eu digo”, declarou Trump em entrevista ao portal Axios, ao ser questionado sobre sua influência para impedir ataques israelenses ao país vizinho.

O memorando de entendimento entre Estados Unidos e Irã, assinado eletronicamente na última quarta-feira pelos respectivos presidentes, Trump e Masoud Pezeshkian, previa “o término imediato e permanente das operações militares em todas as frentes”, incluindo o Líbano, onde Israel e o Hezbollah, aliado de Teerã, se enfrentam há mais de três meses.

O texto também estabelecia que a integridade territorial libanesa deveria ser garantida, mencionando a presença de tropas israelenses no sul do país, em meio a tensões sobre um possível acordo de paz com o Irã e a retirada militar da região.

Jader Borges defende polo industrial entre LEM e Barreiras e aposta na eleição de três deputados do Oeste para ampliar força política regional.

Coordenador da pré-campanha de Cynthia Marabá destaca potencial econômico de R$ 34,89 bilhões e afirma, em sabatina que maior representatividade na ALBA é fundamental para o desenvolvimento regional.

Por Luís Carlos Nunes, em Caso de Política   

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (19) ao programa Jornal da Boa, da Rádio Oeste FM, apresentado pelo radialista Sigi Vilares, o empresário Jader Borges defendeu uma articulação estratégica entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras como caminho para consolidar o Oeste baiano como a segunda maior força econômica da Bahia.

A sabatina contou com a participação do jornalista Luís Carlos Nunes, editor do Portal Caso de Política, que apresentou questionamentos sobre os desafios políticos, econômicos e sociais da região.

Coordenador da pré-campanha de Cynthia Marabá à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Jader Borges afirmou que o Oeste já reúne densidade econômica e eleitoral suficiente para eleger ao menos três deputados estaduais com atuação efetiva e residência no território.

Segundo ele, ampliar a representação regional é condição essencial para fortalecer a defesa de pautas estratégicas junto ao Governo do Estado e aos órgãos sediados em Salvador.

“Precisamos de representantes que vivam a realidade local, conheçam os desafios da população e acompanhem de perto o cotidiano da região. O Oeste alcançou um patamar de desenvolvimento que justifica uma presença mais robusta na Assembleia Legislativa”, declarou ao responder aos questionamentos formulados durante a entrevista.

Para sustentar sua avaliação, Jader Borges apresentou números da economia regional. Somados, os PIBs de Luís Eduardo Magalhães (R$ 11,55 bilhões), Barreiras (R$ 9,49 bilhões), São Desidério (R$ 8,52 bilhões) e Formosa do Rio Preto (R$ 5,33 bilhões) totalizam R$ 34,89 bilhões. Na sua visão, a força econômica do Oeste ainda não encontra correspondência na representação política da região no Parlamento baiano.

Polo industrial entre as duas maiores cidades do Oeste

Entre as propostas defendidas durante a entrevista, Borges destacou a criação de um polo industrial no corredor que liga Luís Eduardo Magalhães a Barreiras. A iniciativa prevê a atração de indústrias de médio porte voltadas à produção de bens e serviços de apoio ao comércio, ao agronegócio e à cadeia logística regional.

A proximidade entre os dois municípios, separados por cerca de 45 quilômetros, foi apontada como uma vantagem competitiva para a formação de um eixo integrado de desenvolvimento. Jader Borges citou experiências de cooperação regional observadas em países europeus e no modelo cooperativista de Santa Catarina para defender uma visão compartilhada de crescimento econômico.

“O desenvolvimento regional exige união de esforços. Quando os municípios trabalham de forma integrada, ampliam sua capacidade de atrair investimentos e gerar oportunidades”, argumentou.

Experiência administrativa de Cynthia Marabá

Ao abordar o perfil da pré-candidata Cynthia Marabá, Borges ressaltou sua experiência à frente da Secretaria Municipal da Cidadania de Luís Eduardo Magalhães. Segundo ele, a gestora demonstrou capacidade de conciliar sensibilidade social com eficiência administrativa, conduzindo projetos estruturantes voltados à melhoria dos serviços públicos.

Entre as iniciativas destacadas, mencionou o projeto da unidade de pronto atendimento infantil conhecida como “UPINHA”, concebida para oferecer um ambiente exclusivo e humanizado para crianças, separado do fluxo destinado ao atendimento de adultos.

Habitação como prioridade

O déficit habitacional também esteve entre os temas centrais da entrevista. Borges observou que o elevado custo da moradia em municípios como Luís Eduardo Magalhães e Barreiras compromete parcela significativa da renda das famílias, dificultando a fixação de trabalhadores e profissionais qualificados.

De acordo com ele, a proposta da pré-campanha é defender políticas públicas que ampliem o acesso à casa própria, permitindo que recursos hoje destinados ao aluguel sejam convertidos em investimento patrimonial das famílias.

Ao encerrar sua participação no Jornal da Boa, Jader Borges afirmou que a experiência administrativa de Cynthia Marabá, aliada à força política do grupo liderado pelo prefeito Júnior Marabá, pode contribuir para ampliar o protagonismo institucional do Oeste baiano e fortalecer a presença da região nos espaços de decisão do Estado.

Brasil vence Haiti por 3×0, com brilhante atuação de Matheus Cunha e Vinicius Jr.

Seleção Brasileira tinha obrigação de fazer um placar dilatado para garantir classificação em primeiro lugar no grupo. Fez muito no primeiro tempo mas pouco no segundo. Endrick marcou o que seria o 4º gol, mas impedimento anulou.

Vini Jr. manteve efetividade de outros jogos da Seleção. E marcou o seu nos descontos do primeiro tempo.

O Brasil, enfim, desencantou na Copa do Mundo. Na noite desta sexta-feira (19), a seleção verde e amarela não teve maiores dificuldades para vencer o Haiti por 3 a 0, na partida que encerrou a segunda rodada do Grupo C, todo ele sediado nos Estados Unidos.

Com o triunfo na Filadélfia diante de mais de 68 mil torcedores, os brasileiros somam os mesmos quatro pontos de Marrocos, que, mais cedo, superou a Escócia por 1 a 0 em Boston, mas fica à frente pelo saldo de gols. Os escoceses, com três pontos, aparecem em terceiro e os caribenhos, ainda zerados, estão na lanterna.

Uma das apostas de Carlo Ancelotti para esta sexta, Matheus Cunha fez valer a confiança do treinador e marcou duas vezes. O também atacante Vinícius Júnior foi outro a se destacar. O camisa 7 se envolveu em 100% dos gols da seleção brasileira na Copa até o momento.

Em situação mais tranquila, o Brasil decide o futuro na próxima quarta-feira (24). Às 19h (horário de Brasília), a seleção verde e amarela enfrenta a Escócia. No mesmo dia e horário, o Haiti pega Marrocos em Atlanta. Os dois primeiros colocados avançam, mas vale lembrar que os oito melhores terceiros entre os 12 grupos também se classificam.

Vitória ao natural

Como adiantado por Ancelotti na entrevista coletiva da última quinta-feira (18), o Brasil foi a campo com mudanças em relação ao empate por 1 a 1 com Marrocos, sábado passado (13), em Nova Jersey. Na lateral direita, Danilo assumiu o lugar do zagueiro Ibañez, enquanto Matheus Cunha foi escolhido para atuar ao lado de Vinícius Júnior e Raphinha no ataque, deixando Igor Thiago no banco.

Marcando a partir do círculo central com nove dos dez jogadores de linha, deixando somente o atacante Frantzdy Pierrot solto, o Haiti tentava diminuir os espaços do Brasil à frente. E a estratégia funcionou bem nos primeiros minutos, em meio à lentidão do ataque canarinho, que pouco se movimentava para mexer com o posicionamento dos adversários.

Ainda assim, em duas oportunidades, Raphinha ficou perto de tirar o zero do placar. Aos 11, o volante Bruno Guimarães tocou por cima da zaga e encontrou o atacante livre, dentro da área pela esquerda, para finalizar. A rede balançou, mas o brasileiro estava impedido.

Dez minutos depois, Raphinha recebeu novamente passe açucarado de Bruno Guimarães, desta vez, pelo meio. Cara a cara com Johny Placide, o camisa 11 – novamente em posição irregular – encobriu o goleiro haitiano, mas a bola saiu à direita da trave.

O alívio veio aos 22 minutos. No rebote de um chute de Vinícius Júnior dentro da área pela esquerda, o zagueiro Hannes Delcroix tentou afastar, mas a bola explodiu em cima de Matheus Cunha e, vagarosa, parou nas redes do Haiti. O gol foi creditado ao atacante brasileiro. Na comemoração, o primeiro a abraçá-lo efusivamente foi justamente Igor Thiago.

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Haiti - Philadelphia Stadium, Philadelphia, Pennsylvania, U.S. - June 19, 2026 Brazil's Matheus Cunha scores their first goal IMAGN IMAGES via Reuters/James Lang
Atacante  Matheus Cunha abre o placar para o Brasil aos 22 minutos e 10 minutos depois balançou a rede novamente na partida contra o Haiti, disputada na Filadélfia – Reuters/James Lang

 

O gol desmontou a estratégia haitiana e o jogo ficou à feição do Brasil. Aos 32, Lucas Paquetá desarmou o atacante Josue Casimir na intermediária e Vinícius Júnior achou Matheus Cunha às costas da marcação, desorganizada. O camisa 9 entrou na área pela esquerda e bateu forte, marcando o segundo dele na partida.

Nos acréscimos, foi a vez de Vinícius Júnior anotar o dele. Aos 48 minutos, novamente aproveitando espaços atrás da linha defensiva haitiana, Lucas Paquetá lançou o atacante, que superou o zagueiro Ricardo Adé na velocidade e concluiu na saída de Placide. Nada melhor do que balançar as redes no jogo número 500 da carreira.

A nota negativa do primeiro tempo foi a lesão de Raphinha. Aos 38 minutos, o atacante sentiu dores musculares e sentou inconsolável no gramado, recebendo apoio dos companheiros. Até mesmo Alisson saiu do gol brasileiro para consolar o companheiro de seleção, que deu lugar a Rayan.

Queda de ritmo

Na etapa final, o Brasil seguiu tendo espaços, mas pecando na conclusão das jogadas. O Haiti se lançou ao ataque e assustou aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Adé superou Marquinhos pelo alto. Alisson defendeu parcialmente a cabeçada e Danilo, em cima da linha, antecipou-se ao lateral Jean-Kevin Duverne para afastar o perigo.

Para refrescar o ataque brasileiro, Ancelotti trocou Lucas Paquetá e Matheus Cunha por Gabriel Martinelli e Endrick. Este último, muito pedido pela torcida, foi ovacionado ao entrar em campo, e foi o primeiro que quase marcou o quarto gol a Amarelinha. Aos 22 minutos, na sequência de uma troca rápida de passes pela esquerda na entrada da área, Gabriel Martinelli recebeu passe de calcanhar de Vinícius Júnior e acertou o travessão.

Aos 32, foi a vez de Endrick ficar no quase. Ele invadiu a área pela direita, recebeu de Rayan e chutou por entre as pernas de Placide. O atacante saiu comemorando, mas o gol foi anulado por impedimento.

Aproveitando a boa vantagem no marcador e o ritmo lento da etapa final, o técnico do Brasil efetuou as duas últimas trocas, tirando Bruno Guimarães e Vinícius Júnior para as entradas de Danilo Santos e Éderson. O último, nos acréscimos, poderia ter aumentado a fatura após cruzamento rasteiro de Gabriel Martinelli, mas o volante, na pequena área, teve a conclusão bloqueada por Delcroix.

Nada, porém, que alterasse o rumo da partida. Depois de oito jogos, o Brasil, enfim, voltou a encerrar um compromisso sem ser vazado.

Da Agência Brasil.

Operação faz buscas contra BRB, Secretaria de Economia do DF e PicPay

São investigados Ney Ferraz, ex-secretário de Economia, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB que está preso, e Eduardo Chedid, diretor do PicPay. MP cumpre 50 mandados de busca e apreensão.

Por Rita Yoshimine, Marcella Rodrigues, TV Globo e g1 DF

Uma operação do Ministério Público, deflagrada na manhã desta sexta-feira (19), investiga descontos irregulares na folha de pagamento de servidores do governo do Distrito Federal.

Entre os alvos, estão o Banco de Brasília (BRB) — responsável pelos pagamentos —, a Secretaria de Economia do DF, o Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev), a empresa PicPay e a Associação dos Servidores Públicos do DF. A Secretaria de Saúde também foi alvo de busca e apreensão.

Ney Ferraz, ex-secretário de Economia do DF, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB que está preso, e Eduardo Chedid Simões, diretor do PicPay que já foi indiciado pela CPMI dos Descontos Indevidos do INSS, estão entre os investigados.

El Niño vai trazer seca e alta temperaturas com exceção dos estados do Sul.

Algumas projeções climáticas sugerem que, até o fim do século, o Brasil poderá apresentar um padrão semelhante a um “El Niño semipermanente”, afirma o INPE; veja como fenômeno afeta as diferentes regiões do Brasil

112722

Com 82% de probabilidade de se consolidar no segundo semestre de 2026 e de avançar para 2027, de acordo com análises meteorológicas de centros de monitoramento climático internacionais, o El Niño tende a agravar os efeitos de ondas de calor e estiagem no Brasil.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o El Niño deve se formar entre maio e julho, com pico entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027, e deve impactar sobretudo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com temperaturas mais altas, redução do volume de chuvas e secas.

Enquanto as regiões mais ao norte enfrentam escassez hídrica, calor extremo e queimadas, os estados do Sul convivem com enchentes, deslizamentos e perdas agrícolas causadas pela intensidade das chuvas.

Em eventos fortes — os chamados “Super El Niño”, quando a anomalia oceânica supera +2 °C —, esses efeitos podem se amplificar. Nos últimos 150 anos, apenas quatro ocorrências atingiram esse patamar: os eventos de 1877–78, 1982–83, 1997–98 e 2015–16.

Os estados mais vulneráveis ao El Niño

Historicamente, o Rio Grande do Sul foi o estado mais afetado pela alteração no padrão de chuvas causada pelo fenômeno.

Durante o El Niño, as frentes frias da região Sul interagem com maior disponibilidade de umidade, o que favorece a formação de temporais persistentes.

Entre 2024 e 2025, 478 municípios foram atingidos por enchentes e enxurradas (o equivalente a cerca de 2,4 milhões de habitantes), que resultaram na morte de 185 pessoas no estado.

Além da estrutura urbana, a anomalia no regime chuvoso também afetou as safras do estado, que perdeu plantações de arroz, soja e milho, além de ter a pecuária leiteira prejudicada.

Para o RS, o período mais crítico é a primavera, de setembro a novembro.

Santa Catarina, que compartilha com o Rio Grande do Sul o padrão de chuvas acima da média durante o El Niño e é composta por ilhas e formações montanhosas, tem várias regiões vulneráveis aos efeitos do fenômeno.

Entre elas estão o Vale do Itajaí, a Serra catarinense e o litoral norte do estado. As cidades em encostas sofrem com risco elevado de deslizamentos e alagamentos.

Em preparação para o novo fenômeno, em 2026, o estado adotou um conjunto inédito de medidas preventivas para enfrentar eventos climáticos extremos, segundo a Defesa Civil, como o pré-posicionamento de equipes em regiões vulneráveis e contratações preventivas de equipamentos e itens humanitários.

Além disso, criou critérios objetivos para declarar estado de emergência em até 24 horas caso haja chuva acumulada acima de 80 mm em 24 horas ou 150 mm em 72 horas, com danos verificáveis; morte, desaparecimento ou desabrigamento de famílias; interrupção de serviços essenciais em áreas com mais de cinco mil habitantes; e alertas de deslizamentos.

No Norte do Brasil, o Amazonas costuma estar entre os estados mais impactados pela face seca do El Niño.

Nas secas amazônicas recentes, rios como o Negro e o Solimões atingiram níveis historicamente baixos e, em um cenário de El Niño forte, o norte e o leste da Amazônia tornam-se particularmente vulneráveis.

Em 2025, a queda no volume dos rios dificultou o abastecimento de comunidades ribeirinhas, a pesca de subsistência e a geração de energia no estado.

Também é particularmente vulnerável o Pará, onde a fronteira agrícola avançada faz com que a redução das chuvas e o desmatamento se combinem para favorecer a expansão dos incêndios em regiões de cultivo.

O Maranhão, na linha de transição entre o clima amazônico e o semiárido nordestino, sente impactos duplos com o fenômeno: no oeste, há redução das chuvas; e, no leste, agravamento da seca.

Um dos estados nordestinos mais sensíveis ao El Niño é o Ceará, envolvido pelo semiárido, com crises de abastecimento hídrico e atraso na quadra chuvosa que afetam a pecuária e a agricultura de subsistência.

No oeste e no norte da Bahia, os efeitos se assemelham, com ondas de calor que causam estiagem e influenciam o nível dos corpos d’água.

Já na região Centro-Oeste, o calor e as queimadas no Pantanal se intensificam durante o El Niño, com efeitos mais drásticos nos polos produtores do agronegócio, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, São Paulo e Minas Gerais não costumam sofrer impactos extremos, mas o El Niño provoca um inverno mais quente, reduz a umidade do ar (o que aumenta a vulnerabilidade a doenças do trato respiratório) e atrasa a estação chuvosa.

A região sofre, principalmente, com os efeitos sobre a demanda energética e a forte dependência das usinas hidrelétricas, que dependem dos níveis dos reservatórios responsáveis por atender às regiões mais densamente povoadas.

Algumas projeções climáticas sugerem que, até o fim do século, o Brasil poderá apresentar um padrão semelhante a um “El Niño semipermanente”, afirma o INPE, caracterizado por mais chuvas no Sul, menos chuvas no Norte e no leste da Amazônia, e por secas mais frequentes ao longo do semiárido nordestino.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o El Niño deve se formar entre maio e julho, com pico entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027, e deve impactar sobretudo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com temperaturas mais altas, redução do volume de chuvas e secas.

Enquanto as regiões mais ao norte enfrentam escassez hídrica, calor extremo e queimadas, os estados do Sul convivem com enchentes, deslizamentos e perdas agrícolas causadas pela intensidade das chuvas.

Em eventos fortes — os chamados “Super El Niño”, quando a anomalia oceânica supera +2 °C —, esses efeitos podem se amplificar. Nos últimos 150 anos, apenas quatro ocorrências atingiram esse patamar: os eventos de 1877–78, 1982–83, 1997–98 e 2015–16.

Os estados mais vulneráveis ao El Niño

Historicamente, o Rio Grande do Sul foi o estado mais afetado pela alteração no padrão de chuvas causada pelo fenômeno.

Durante o El Niño, as frentes frias da região Sul interagem com maior disponibilidade de umidade, o que favorece a formação de temporais persistentes.

Entre 2024 e 2025, 478 municípios foram atingidos por enchentes e enxurradas (o equivalente a cerca de 2,4 milhões de habitantes), que resultaram na morte de 185 pessoas no estado.

Além da estrutura urbana, a anomalia no regime chuvoso também afetou as safras do estado, que perdeu plantações de arroz, soja e milho, além de ter a pecuária leiteira prejudicada.

Para o RS, o período mais crítico é a primavera, de setembro a novembro.

Santa Catarina, que compartilha com o Rio Grande do Sul o padrão de chuvas acima da média durante o El Niño e é composta por ilhas e formações montanhosas, tem várias regiões vulneráveis aos efeitos do fenômeno.

Entre elas estão o Vale do Itajaí, a Serra catarinense e o litoral norte do estado. As cidades em encostas sofrem com risco elevado de deslizamentos e alagamentos.

Em preparação para o novo fenômeno, em 2026, o estado adotou um conjunto inédito de medidas preventivas para enfrentar eventos climáticos extremos, segundo a Defesa Civil, como o pré-posicionamento de equipes em regiões vulneráveis e contratações preventivas de equipamentos e itens humanitários.

Além disso, criou critérios objetivos para declarar estado de emergência em até 24 horas caso haja chuva acumulada acima de 80 mm em 24 horas ou 150 mm em 72 horas, com danos verificáveis; morte, desaparecimento ou desabrigamento de famílias; interrupção de serviços essenciais em áreas com mais de cinco mil habitantes; e alertas de deslizamentos.

No Norte do Brasil, o Amazonas costuma estar entre os estados mais impactados pela face seca do El Niño.

Nas secas amazônicas recentes, rios como o Negro e o Solimões atingiram níveis historicamente baixos e, em um cenário de El Niño forte, o norte e o leste da Amazônia tornam-se particularmente vulneráveis.

Em 2025, a queda no volume dos rios dificultou o abastecimento de comunidades ribeirinhas, a pesca de subsistência e a geração de energia no estado.

Também é particularmente vulnerável o Pará, onde a fronteira agrícola avançada faz com que a redução das chuvas e o desmatamento se combinem para favorecer a expansão dos incêndios em regiões de cultivo.

O Maranhão, na linha de transição entre o clima amazônico e o semiárido nordestino, sente impactos duplos com o fenômeno: no oeste, há redução das chuvas; e, no leste, agravamento da seca.

Um dos estados nordestinos mais sensíveis ao El Niño é o Ceará, envolvido pelo semiárido, com crises de abastecimento hídrico e atraso na quadra chuvosa que afetam a pecuária e a agricultura de subsistência.

No oeste e no norte da Bahia, os efeitos se assemelham, com ondas de calor que causam estiagem e influenciam o nível dos corpos d’água.

Já na região Centro-Oeste, o calor e as queimadas no Pantanal se intensificam durante o El Niño, com efeitos mais drásticos nos polos produtores do agronegócio, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, São Paulo e Minas Gerais não costumam sofrer impactos extremos, mas o El Niño provoca um inverno mais quente, reduz a umidade do ar (o que aumenta a vulnerabilidade a doenças do trato respiratório) e atrasa a estação chuvosa.

A região sofre, principalmente, com os efeitos sobre a demanda energética e a forte dependência das usinas hidrelétricas, que dependem dos níveis dos reservatórios responsáveis por atender às regiões mais densamente povoadas.

Algumas projeções climáticas sugerem que, até o fim do século, o Brasil poderá apresentar um padrão semelhante a um “El Niño semipermanente”, afirma o INPE, caracterizado por mais chuvas no Sul, menos chuvas no Norte e no leste da Amazônia, e por secas mais frequentes ao longo do semiárido nordestino.

Correntina recebe colégio de tempo integral parea 1.300 alunos

O município de Correntina, no Oeste da Bahia, recebeu na terça-feira (16) uma série de investimentos nas áreas de educação, infraestrutura e apoio à produção rural.

Entre as entregas realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues está o novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Correntina, a 115ª unidade escolar inaugurada pela atual gestão estadual.

Novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Correntina amplia a oferta educacional e beneficia cerca de 1.300 estudantes | Foto: Feijão Almeida/GovBA

A nova escola possui 36 salas de aula e atende aproximadamente 1.300 estudantes, ampliando as oportunidades de formação e aprendizagem para os jovens do município.

A estudante Luna Santana destacou a importância da nova estrutura para os alunos da região.

“Esse espaço é muito importante para nós, porque oferece oportunidades para os jovens aprenderem, ampliarem seus conhecimentos e construírem um futuro melhor por meio da educação”, afirmou.

Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a unidade representa mais do que uma obra física.

“Aqui estão cerca de 1.300 estudantes, que representam o sonho de pais e mães por um futuro melhor para seus filhos. Estamos entregando não apenas um prédio, mas uma estrutura completa, com equipamentos e projetos voltados para a ciência, o esporte e a cultura, capazes de transformar vidas”, disse.

Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Pereira, os investimentos em Correntina ultrapassam a estrutura física e alcançam a formação dos estudantes e o fortalecimento da agricultura familiar.

“Estamos realizando duas entregas importantes para o município. São mais de R$ 60,6 milhões investidos na educação de Correntina, fortalecendo a aprendizagem e ampliando as oportunidades para os estudantes”, destacou.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Mônica da Silva Carmo, ressaltou a chegada de novos professores aprovados em concurso estadual e a oferta de cursos voltados aos arranjos produtivos locais.

“A educação integral amplia as possibilidades dos estudantes, seja para o ingresso na universidade ou para a formação técnica. A unidade oferece cursos como agroecologia e agricultura, preparando os jovens para o mundo do trabalho e reafirmando o compromisso de que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou.

Foto: Feijão Almeida/GovBA

Além dos investimentos em educação, a agenda oficial contemplou a entrega de uma ambulância para reforçar a rede municipal de saúde, de um veículo utilitário destinado à agricultura familiar e de um caminhão caçamba para apoiar uma cooperativa de produtores rurais.

Na área de infraestrutura, foram inauguradas importantes intervenções viárias, como a pavimentação asfáltica do acesso ao Colégio Estadual de Tempo Integral no distrito de Rosário, a pavimentação do trecho entre a BR-349 e o povoado de Praia e a nova ponte sobre o Rio Arrojado.

As obras devem melhorar a mobilidade da população, facilitar o acesso a serviços essenciais e contribuir para o escoamento da produção agropecuária, fortalecendo a economia local e regional.

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado em Correntina somam mais de R$ 60,6 milhões somente na área educacional. As ações fazem parte da estratégia de ampliação do ensino em tempo integral e de fortalecimento da formação técnica voltada às características econômicas do Oeste baiano.

Ontem foi dia do Autista. Veja como exigir e manter direitos

O bem-estar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar é uma das principais preocupações das famílias. Contudo, é fundamental ressaltar que a inclusão e o respeito às adaptações necessárias não são favores, mas direitos fundamentais previstos na legislação brasileira. A inclusão é uma obrigação prevista em lei, não uma escolha da escola ou um favor prestado.

Esses temas estão no centro das preocupações em dias de visibilidade como aconteceu nesta quinta-feira (18), Dia do Orgulho Autista.

A legislação brasileira protege o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com TEA no sistema regular de ensino. Entre os principais pontos garantidos por lei, destacam-se:

Matrícula garantida: É proibida a recusa de matrícula ou a imposição de barreiras ao acesso de alunos com TEA em escolas públicas ou privadas.

Proibição de taxas extras: Escolas privadas não podem cobrar valores adicionais ou repassar aos pais custos com mediadores escolares, auxiliares, adaptações pedagógicas ou materiais específicos.

Acompanhante especializado: Quando comprovada a necessidade, o aluno tem direito a um profissional de apoio para auxiliar em suas atividades diárias, sem qualquer custo extra para a família.

Adaptação curricular: A instituição deve adequar seu currículo, materiais didáticos e métodos de avaliação à realidade do aluno por meio do Plano Individualizado de Ensino (PEI).

Como denunciar violações

O descumprimento dessas normas é ilegal. Famílias que enfrentarem obstáculos para a efetivação desses direitos podem buscar auxílio e formalizar denúncias na Defensoria Pública ou Ministério Público, Delegacias especializadas e Conselhos Tutelares (no caso de crianças e adolescentes).

BR 135 continua a cobrar seu quinhão em sangue dos usuários

Pelo menos duas pessoas foram ejetadas do veículo após o acidente registrado na madrugada desta quarta-feira (17). Uma vítima foi encaminhada em estado grave para Barreiras.

Um acidente na BR-135, próximo ao povoado de Malhadinha, em Formosa do Rio Preto, mobilizou equipes de resgate e forças de segurança no meio da madrugada desta quarta-feira (17). Pelo menos duas pessoas que estavam no veículo de passeio foram ejetadas durante o capotamento.

As informações iniciais indicam que uma das vítimas sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Uma segunda vítima estaria no Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago também em estado grave ainda em estabilização até as condições ideais de transporte para a unidade de referência.

Até o momento não foram divulgadas informações oficiais sobre a identidade dos ocupantes até que familiares das vítimas sejam comunicados.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar da Bahia foram deslocadas para o local para prestar atendimento às vítimas e controlar a situação na rodovia.

Do Portal do Cerrado

 

Prefeitura lança Campeonato Municipal de Futebol Amador 2026

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte tem a honra de convidar os veículos de comunicação e profissionais da imprensa para o Lançamento Oficial do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2026.

Data: 18 de junho de 2026
Horário: A partir das 19h
Local: Capelania. Endereço: Avenida Salvador, nº 2133, Lote nº 40/41, Quadra 7, Bairro Cidade Universitária, Luís Eduardo Magalhães/BA.

O evento marcará o início oficial da competição, reunindo autoridades, representantes esportivos, atletas e demais convidados, em um momento de valorização e fortalecimento do esporte amador em nosso município.

Secretaria Municipal de Cultura e Esporte

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Acordo Irã-EUA gera resultados: superpetroleiros navegam por Ormuz

Foto Reuters.

Ao menos três superpetroleiros com bandeira saudita, transportando seis milhões de barris de petróleo bruto, atravessaram o Estreito de Ormuz nesta quinta-feira (18), segundo dados de rastreamento de navios.

A navegação acontece horas depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter assinado um acordo provisório com o Irã para pôr fim à guerra entre os dois países. Outros petroleiros também mostraram suas posições atravessando o estreito em sistemas públicos de rastreamento de navios nesta quinta-feira, após semanas em que as embarcações ocultaram suas viagens ao cruzar a hidrovia.

O preço do petróleo já experimentou sensível redução:

  • Petróleo Brent (referência internacional negociada em Londres): oscila em torno de US $78 a US $87 o barril.
  • Petróleo WTI (referência norte-americana negociada em Nova York): varia na faixa de US $74 a US $76 o barril.

Outros petroleiros também mostraram suas posições atravessando o estreito em sistemas públicos de rastreamento de navios nesta quinta-feira, após semanas em que as embarcações ocultaram suas viagens ao cruzar a hidrovia.

Outro petroleiro de médio porte com bandeira de Hong Kong, o Ye Chi, passou pela ilha iraniana de Larak, mas desde então parou no Estreito de Ormuz, de acordo com dados da LSEG.

Tanto o Tong Lin Wan quanto o Ye Chi são gerenciados pela COSCO Shipping Energy Transportation (600026.SS), conforme dados da LSEG.

A COSCO Shipping não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

 

Lançamento da pré-candidatura de Cinthya é feito em grande festa cívica de Luís Eduardo.

ACM Neto e lideranças consolidam pré candidatura de Cinthya Marabá em LEM

A pré-candidatura de Cinthya Marabá à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (27), em um ato político de grandes proporções no Salão Território Eventhus, em Luís Eduardo Magalhães (LEM).

Por Luís Carlos Nunes, do Caso de Política, com edição de O Expresso

Neto ouviu com atenção e educação nossas referências positivas à condução de sua candidatura.

O evento reuniu milhares de pessoas e contou com a presença do pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto, dos pré-candidatos ao Senado, João Roma e Ângelo Coronel, do prefeito Junior Marabá e do pré-candidato a deputado federal, Ditinho. A mobilização reafirmou LEM como o principal polo da direita na Bahia, com o objetivo de irradiar essa força política para todo o estado.

“Estou preparada e pronta para ser a voz do Oeste, das nossas famílias, das mulheres e das nossas crianças”, declarou Cinthya Marabá

Em seu discurso, ACM Neto enfatizou a importância histórica de Luís Eduardo Magalhães para o seu grupo político. Neto argumentou que, no segundo turno das últimas eleições, o município lhe conferiu a maior votação proporcional de toda a Bahia, superando inclusive Salvador, onde sua vitória também foi expressiva.

Os números confirmam a sua fala: em Salvador – na conjuntura passada -, ele conquistou 64,51% dos votos, enquanto em Luís Eduardo Magalhães a preferência foi ainda maior, atingindo 70,40%. Em contrapartida, seu adversário Jerônimo (PT) registrou 35,49% na capital e 29,60% em LEM.

O ex-prefeito de Salvador teceu elogios a Cinthya Marabá, descrevendo-a como uma “estrela que começa a brilhar” e destacando sua vocação para o serviço público e sua sensibilidade social demonstrada como secretária municipal.

Cinthya Marabá adotou um tom de prontidão e amadurecimento político em sua fala. A pré-candidata afirmou que sua trajetória não é fruto apenas de uma candidatura, mas de um desejo de servir iniciado muito antes.

“Estou preparada e estou pronta para ser a voz do nosso Oeste, das nossas famílias, das mulheres e das nossas crianças”, declarou.

Cinthya politizou seu discurso ao enfatizar que pretende lutar por um futuro melhor para a Bahia com “pé no chão” e respeito às lideranças que a precederam, mas focada em construir sua própria história no Legislativo.

O evento serviu como demonstração de unidade regional, atraindo prefeitos, vereadores e lideranças de diversas cidades vizinhas. Marcaram presença o vice-prefeito de Barreiras, Túlio Viana, além de representantes de Salvador, Formosa do Rio Preto, São Desidério e Santa Maria da Vitória e diversas outras cidades.

O prefeito Junior Marabá foi apontado como peça central na articulação, sendo o principal avalista da pré-candidatura da esposa e da aliança com as forças estaduais presentes, como os pré-candidatos ao Senado João Roma e Ângelo Coronel.

A estratégia do grupo é consolidar o Oeste como o motor de mudança para o estado, utilizando o modelo de gestão de Luís Eduardo Magalhães como vitrine. A dobradinha entre Cinthya Marabá (estadual) e Ditinho (federal) foi apresentada como a chapa oficial para representar os interesses da região na Bahia e em Brasília.

 

Grupo criminoso investigado por lavar dinheiro do tráfico há pelo menos 10 anos é alvo de operação

Por g1 BA

Uma organização criminosa investigada por lavar dinheiro do tráfico de drogas com atuação há pelo menos 10 anos no sul da Bahia foi alvo de uma operação conjunta do Ministério Público (MP-BA) e da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (17).

A Operação Conexão Perigosa cumpriu 22 mandados de busca e apreensão no distrito turístico de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 97,79 milhões em bens dos investigados.

Segundo as investigações, o grupo exercia influência sobre comunidades da região de Porto Seguro por meio de violência, ameaças e intimidação contra moradores e autoridades.

As apurações apontam ainda que o chefe da organização mantinha contatos frequentes com pelo menos três agentes políticos do município, que também foram alvos dos mandados cumpridos nesta quarta.

A Operação Conexão Segura cumpriu 22 mandados de busca e apreensão no distrito turístico de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro — Foto: MP-BA

Os mandados foram executados por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), do Ministério Público baiano, com apoio da Polícia Federal. Durante a ação, aparelhos celulares foram apreendidos e serão analisados para auxiliar no avanço das investigações.

De acordo com o MP-BA e a PF, o esquema de lavagem de dinheiro funcionava em três etapas 

  1. A primeira consistia na realização de depósitos fracionados em espécie para inserir recursos ilícitos no sistema financeiro sem despertar alertas automáticos das instituições bancárias.
  2. Na segunda fase, os valores eram movimentados entre contas de pessoas utilizadas como “laranjas”, em um processo de triangulação financeira destinado a dificultar o rastreamento da origem do dinheiro.
  3. Já na etapa final, os recursos eram reinseridos na economia por meio de empresas de fachada, conferindo aparência de legalidade ao patrimônio obtido de forma ilícita.

As investigações continuam para identificar possíveis novos envolvidos e aprofundar a apuração sobre a atuação da organização criminosa.

Conforme o Ministério Público, caso sejam condenados por todos os crimes investigados, os suspeitos poderão cumprir penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de prisão.

Augusto Lima, sócio de Vorcaro, sofre buscas. Jaques Wagner também é alvo da PF.,

Além do senador Jaques Wagner (PT), o empresário e ex-sócio de Daniel Vorcaro, Augusto Ferreira Lima, também foi alvo de buscas na manhã desta quinta-feira (18). A ação, realizada pela Polícia Federal (PF), faz parte da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura um esquema de irregularidades envolvendo instituições do sistema financeiro.

Desde julho de 2025, Lima era controlador do Banco Pleno, que teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central do Brasil (BC). Ele também havia sido preso preventivamente em outra fase da operação, deflagrada em novembro do ano passado.

O banqueiro é apontado como aliado de petistas da Bahia e ficou conhecido após comprar a rede de supermercados Cesta do Povo, durante a privatização da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal).Relatos apontam que Lima operava um esquema de pagamento de propina, com malas de dinheiro distribuídas na sede do banco, em São Paulo, ou para empresas que teriam políticos como sócios ocultos.

Lima ficou preso por 11 dias, entre 18 e 29 de novembro de 2025, e foi solto por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) com monitoramento por tornozeleira eletrônica. 

 

 

O baiano, ex-CEO do Banco Master, também é suspeito de comandar um esquema de pagamento de propina para empresas com políticos como sócios ocultos. A Polícia Federal teria identificado que uma das empresas a receber dinheiro está no nome da esposa de um secretário de Estado com conexões com o PT baiano.

Lançamento da pré-candidatura de Cinthya Marabá acontece hoje em Luís Eduardo Magalhães

O lançamento da pré-candidatura de Cinthya Marabá (PL) acontecerá hoje em Luís Eduardo Magalhães, logo mais às 19h30 no Espaço Território.

O nome da primeira-dama vem crescendo graças as articulações e alianças conduzidas pelo prefeito do município e seu esposo, Júnior Marabá (PP). A pré-candidatura de Cinthya Marabá pelo PL está ganhando força na região em função da afinidade política mais à direita, característica do Oeste baiano.

O evento tem presença confirmada do pré-candidato ao governo do Estado, ACM Neto (UB), além dos postulantes ao senado, Ângelo Coronel (Republicanos) e João Roma (PL), do pré-candidato a deputado federal, Ditinho Avivip (UB), além de lideranças regional.

PF revela comunicação por celulares estrangeiros e reuniões secretas entre grupo de Vorcaro

Daniel Vorcaro declarou à Receita Federal possuir R$ 49,7 milhões em obras de arte

Do Metrópoles

Conversas reservadas em pilotis de prédios, reuniões dentro de carros de luxo e uso de números telefônicos estrangeiros. Relatório da Polícia Federal revelado na terça-feira (16/6) aponta que pessoas a serviço de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, adotavam uma série de estratégias que mais parecem roteiros de filme para evitar rastros e dificultar o monitoramento da polícia.

Segundo a PF, essas práticas faziam parte da rotina do grupo, que incluía Daniel Vorcaro, Felipe Mourão – apelidado de “Sicário” e apontado como responsável por repassar ordens de intimidação – e membros de “A Turma“, formada majoritariamente por policiais, e de “Os Meninos“, composta por especialistas em tecnologia.

Segundo a investigação, Marilson Roseno da Silva, policial federal aposentado, exercia a liderança de “A Turma” e utilizava sua experiência e contatos para coordenar atos de coação e obter dados sigilosos, contando com o apoio de outros agentes aposentados, como Sebastião Monteiro Júnior.

Já o braço tecnológico era capitaneado por David Henrique Alves, apontado como líder do núcleo de hackers responsável por invasões cibernéticas e pela derrubada de perfis de desafetos.

Convite para conversa em jogo e encontro no pilotis

Em 1º de março de 2026, Sebastião Monteiro enviou uma mensagem a Marilson Roseno informando que ônibus de excursão para um jogo do Atlético saíam da frente de sua casa e sugerindo: “Não é melhor deixar o carro aqui e ir de ônibus?”.

Marilson recusou o convite e respondeu: “Não, pô, mas não vou no jogo não, você é doido? Eu ia levar minha menina lá, mas não vou não”. Em seguida, convidou Sebastião para ir até o prédio onde morava, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, na Região Leste, para conversarem sobre “uma ideia” antes do início da partida.

Na troca de mensagens, Marilson orientou que Sebastião avisasse quando chegasse para que ele descesse ao encontro, acrescentando que “a gente conversa lá [embaixo], porque aqui tô com uma turma que pode atrapalhar”.

Imagens de câmeras de segurança mostram que, às 17h06, Marilson deixou um grupo de amigos que estava na área de lazer do edifício para encontrar Sebastião na portaria. Os dois seguiram para o pilotis do prédio, onde ficaram sozinhos por cerca de 1h10min.

Como funciona a cabeça bem informada de um bolsonarista

Ronaldo Bento, Hugo Motta e Master: repasse de R$ 11 milhões fecha trilha do crédito consignado no ex-governo Bolsonaro.

ronaldo bento_motta_vorcaroRonaldo Bento – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Lula Marques/Agência Brasil e Reprodução

Dados fiscais revelados pelo Intercept consolidam apuração exclusiva da Fórum sobre a transição do ex-ministro entre o Auxílio Brasil, o Republicanos e o ecossistema de Daniel Vorcaro.

Por: Diego Feijó de Abreu, na Revista Fórum
A revelação de que o ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, (Republicanos-BA) e empresas ligadas a ele receberam R$ 11 milhões do Banco Master nos últimos dois anos confere materialidade fiscal a uma sequência investigativa conduzida pela Fórum sobre o consignado do Auxílio Brasil, o Republicanos, Hugo Motta e o ecossistema empresarial de Daniel Vorcaro, que teve início durante o ex-governo de Jair Bolsonaro (PL).
O dado foi publicado inicialmente pelo Intercept Brasil nesta terça-feira (16), a partir de declarações de Imposto de Renda do Banco Master enviadas pela Receita Federal à CPI do Crime Organizado do Senado. A revelação consolida a linha já documentada pela Fórum: Bento saiu da regulação de uma política pública voltada a famílias pobres, migrou para empresas do setor de consignado e passou a ocupar cargos em estruturas conectadas ao grupo financeiro de Vorcaro.
A trilha também passa por Hugo Motta (Republicanos-PB), atual presidente da Câmara dos Deputados. Motta aparece na origem legislativa que ampliou a base do consignado do Auxílio Brasil, no mesmo partido ao qual Bento se filiou depois de deixar o governo Bolsonaro e, em outro desdobramento recente, em relatório da Polícia Federal que aponta o pagamento de sua hospedagem por Daniel Vorcaro em Lisboa.

Ronaldo Bento, Hugo Motta e a arquitetura do consignado

A estruturação do consignado para beneficiários de baixa renda começou no Congresso antes de Ronaldo Bento assumir formalmente o Ministério da Cidadania. Conforme a Agência Câmara, Hugo Motta foi autor da emenda incorporada ao substitutivo de João Roma que tornou permanente o benefício extraordinário do Auxílio Brasil, consolidando o piso de R$ 400.

A mesma tramitação abriu uma frente decisiva para o mercado financeiro. O texto relatado por Roma permitiu que o benefício complementar integrasse o conjunto de valores usados como base para o crédito consignado autorizado pela MP 1106/22. Na prática, a mudança aumentou o valor que beneficiários poderiam comprometer como garantia em empréstimos.

Com o terreno legislativo preparado, Ronaldo Bento assumiu a pasta e, em 26 de setembro de 2022, assinou a Portaria MC nº 816. A norma estabeleceu os procedimentos operacionais para a consignação de parcelas de empréstimos pessoais nos benefícios do Programa Auxílio Brasil, incluindo habilitação de instituições financeiras, averbação de contratos, desconto em folha e responsabilidades de acompanhamento pelo ministério.

A Fórum recuperou essa cronologia ao revelar como o ex-ministro de Bolsonaro turbinou o crédito consignado no Auxílio Brasil antes de atuar no Master. A apuração mostrou a engrenagem formada por João Roma, Hugo Motta e Ronaldo Bento na ampliação e na operacionalização da modalidade.

Ronaldo Bento saiu do ministério para o setor privado

A transição de Ronaldo Bento para o mercado financeiro ocorreu depois da mudança de governo. Em sua primeira apuração exclusiva sobre o caso, a Fórum documentou que o ex-ministro virou diretor de braço do Master e atuou em crédito consignado.

O ponto central da reportagem foi a Mettacard Administradora de Cartões. A empresa era licenciada pelo Banco Master e atuava com cartão de benefícios consignado, produto voltado a servidores públicos, aposentados e pensionistas. Bento assumiu a administração da companhia depois de ter comandado a pasta responsável por implantar o consignado no Auxílio Brasil.

A movimentação não parou na Mettacard. A Fórum revelou, em nova exclusiva, que Ronaldo Bento ganhou cargo em banco herdeiro do consignado do Master. A instituição era o Banco Pleno, que abrigava executivos historicamente ligados a Daniel Vorcaro e ao antigo Banco Voiter.

Banco Pleno ampliou a conexão entre Master e bolsonarismo

Quando o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Pleno, em fevereiro de 2026, a Fórum mostrou que o caso ia além da trajetória individual de Ronaldo Bento. A reportagem apontou que o banco liquidado era mais um elo entre o Master e a aliança entre Centrão e bolsonarismo no Distrito Federal.

O Pleno havia sido comandado por Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio de Vorcaro, e reunia personagens com trânsito no bolsonarismo. A liquidação do banco acrescentou uma camada institucional à apuração: a relação entre o ex-ministro que operacionalizou o consignado do Auxílio Brasil e uma estrutura financeira vinculada ao entorno do Master passou a ser atravessada por uma intervenção do Banco Central.

O dado fiscal revelado agora pelo Intercept dá peso financeiro à sequência. Dos R$ 11 milhões repassados pelo Master, R$ 773,3 mil foram direcionados à pessoa física de Bento. A maior parcela, R$ 6,2 milhões, foi para a Meta Consultoria, empresa da qual o ex-ministro é sócio. A Mettacard recebeu R$ 2,98 milhões no período em que Bento administrava a companhia. A CLT Participações, associada à Meta na criação da Beta Serviços Financeiros, recebeu R$ 1,2 milhão.

A assessoria de Ronaldo Bento disse ao Intercept que os pagamentos se referem à remuneração por trabalho de assessoria prestado à instituição financeira, que os valores foram declarados ao fisco e que não há irregularidade nas operações citadas.

Hugo Motta, Republicanos e o elo partidário de Bento

O elo político também passou pelo Republicanos. Depois de deixar o governo Bolsonaro, Ronaldo Bento se filiou ao partido. O registro oficial da legenda, publicado em 20 de junho de 2023, apresenta Bento como ex-ministro da Cidadania, servidor público de carreira e integrante do governo de Jair Bolsonaro.

A filiação é relevante porque aproximou Bento da legenda de Hugo Motta. O atual presidente da Câmara já havia atuado na etapa legislativa que ampliou o piso do Auxílio Brasil e, portanto, o potencial de comprometimento do benefício no crédito consignado. Registros partidários em redes sociais também mostraram Motta no ato de assinatura da ficha de filiação do ex-ministro.

Essa conexão não transforma a filiação em irregularidade, mas ajuda a organizar a sequência política do caso: Hugo Motta atuou na emenda que ampliou a base do Auxílio Brasil; Ronaldo Bento regulamentou a operação do consignado; depois, Bento entrou no Republicanos e migrou para empresas do ecossistema Master.

Vorcaro pagou hospedagem de Hugo Motta, diz PF

A presença de Hugo Motta no caso ganhou novo peso com outra revelação da Fórum. Segundo relatório da Polícia Federal no âmbito da Operação Compliance Zero, Daniel Vorcaro pagou a hospedagem de Hugo Motta em Lisboa durante o Gilmarpalooza de 2024.

A reportagem mostrou que o banqueiro também bancou hospedagem do senador Ciro Nogueira (PP-PI) no período do evento jurídico. O registro da PF colocou o presidente da Câmara em outra frente da investigação sobre Vorcaro, agora ligada a despesas custeadas pelo dono do Master em Portugal.

À imprensa, Motta afirmou não ver problema no pagamento da hospedagem, disse que se tratava de evento corporativo e declarou ter tranquilidade sobre suas relações. A manifestação pública não elimina o interesse jornalístico do cruzamento: o mesmo parlamentar aparece na arquitetura legislativa do consignado, no ato partidário de Bento e em relatório da PF sobre custeio de despesas por Vorcaro.

CGU apontou pico eleitoral e descontos indevidos

A política pública formatada no Ministério da Cidadania foi depois analisada pela Controladoria-Geral da União. Segundo a CGU, 93% dos contratos de crédito consignado do Auxílio Brasil foram firmados em outubro de 2022, entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial.

O órgão apontou cerca de R$ 8 milhões em descontos indevidos sobre benefícios de famílias do programa e informou que pelo menos 56 mil famílias foram impactadas por falhas. A auditoria também registrou ausência de informações sobre estudos, discussões e análises que embasassem a regulamentação operacional do consignado pelo então Ministério da Cidadania.

A CGU destacou ainda que a taxa de juros foi fixada em 3,5% ao mês sem justificativa identificada pela auditoria, enquanto a média dos consignados no período era de 2,13% ao mês. O relatório encaminhou os achados à Justiça Eleitoral para análise de possível uso eleitoral do benefício.

Matérias da Fórum levaram Bento à mira da CPMI

As reportagens da Fórum tiveram consequência política no Congresso. Após a série de publicações sobre os vínculos de Ronaldo Bento com empresas do ecossistema Master, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou requerimento para ouvir o ex-ministro na CPMI do INSS.

A Fórum noticiou que Bento virou alvo de pedido de convocação na CPMI do INSS após matéria da Fórum. O requerimento citava a atuação do ex-ministro na implementação do consignado do Auxílio Brasil e seus vínculos posteriores com empresas ligadas ao Master.

A revelação dos R$ 11 milhões agora acrescenta dado fiscal à trilha investigativa. Ao cruzar registros legislativos, portarias ministeriais, auditoria da CGU, filiação partidária, cargos no setor privado, liquidação bancária e relatório da PF, o caso consolida o desenho de uma porta giratória: a base de uma política social foi convertida em mercado de crédito, enquanto personagens ligados à sua criação e operacionalização passaram a circular no entorno político e empresarial do Banco Master.

Apreensão de arma de Bolsonaro reduz chance de Moraes prorrogar prisão domiciliar

Apreensão de arma de Bolsonaro reduz chance de Moraes prorrogar prisão domiciliar

Ministro avaliava renovar benefício devido ao bom comportamento do ex-presidente, mas entrou em alerta. Defesa deverá explicar por que conserto de pistola foi demandado às vésperas do fim do prazo.

A apreensão de uma arma registrada no nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma blitz em Brasília, na noite de segunda-feira (15), reduz as chances de que a sua prisão domiciliar possa ser prorrogada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O prazo da domiciliar temporária vence no próximo dia 25. O magistrado vinha cogitando a hipótese de renová-la por mais 90 dias, por considerar que a custódia estava sendo cumprida sem intercorrências ou indícios de descumprimento, mesmo em meio ao avanço das articulações para a campanha eleitoral.

Contudo, a pistola localizada com o militar Estácio Leite da Silva Filho, segurança de Bolsonaro, acendeu um alerta no ministro, que deu 24 horas para a defesa do ex-presidente se explicar. Estácio relatou à PM (Polícia Militar) que levava a arma para um conserto devido a uma pane, e que pretendia devolvê-la nesta terça (16).

Moraes determinou aos advogados que esclareçam “por que, às vésperas do encerramento do período de 90 dias concedido a título de prisão domiciliar humanitária, o condenado solicitou a realização de reparo no armamento”. Segundo um interlocutor do ministro, a menção explícita ao fim do prazo é um mau sinal para Bolsonaro.

Além disso, o magistrado sugere que ordens judiciais podem estar sendo descumpridas, uma vez que são obrigatórios procedimentos de revista nos carros que saem da casa de Bolsonaro, e a arma do presidente foi flagrada com um terceiro a 33 quilômetros de distância do condomínio.

A PM respondeu a Moraes que faz a varredura em habitáculos e porta-malas dos veículos que deixam a residência de Bolsonaro, mas que os carros usados pelos seguranças ficam estacionados em via pública e não adentram a garagem, “razão pela qual não são submetidos a vistorias”.

A violação de medidas cautelares é um argumento utilizado com frequência por Moraes para revogar benefícios, como ocorreu nas ocasiões em que Bolsonaro apareceu nas redes sociais dos filhos ou quando o ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda, em novembro passado.

A desconfiança de Moraes também aumentou devido à postura do segurança durante a abordagem na blitz. O policial militar Davi Evangelista Alves afirma que a pistola estava no assoalho do carro e que, quando a percebeu, “o motorista, de forma repentina, fechou o vidro”.

Da Folhapress.

Incêndio em vegetação atinge galpão e mobiliza bombeiros em Luís Eduardo Magalhães

Incêndio em vegetação atinge galpão e mobiliza bombeiros em Luís Eduardo Magalhães

 

A 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada na tarde de terça-feira (16), por volta das 13h, para atender a um incêndio em vegetação que se alastrou e atingiu uma edificação em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

 

 

A ocorrência foi registrada na Rua B, no bairro Boa Vista. De acordo com as informações da guarnição, o fogo teve início em um terreno baldio e se propagou rapidamente até um galpão, onde havia bens móveis, incluindo dois caminhões, além de dois cães que estavam no local.

 

Para o combate às chamas, foram utilizados dois caminhões de combate a incêndio. As equipes conseguiram controlar o fogo e eliminar os riscos de maiores prejuízos, evitando danos mais significativos à estrutura e ao conteúdo do imóvel.