Soja forte em 2010

21:58
As previsões de estoque de passagem do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos podem estar levemente mascaradas, para não incentivar o plantio no Brasil e na Argentina, seus principais concorrentes no mercado de proteína vegetal. A saber: os Estados Unidos produziram, na safra passada, 80,5 milhões de toneladas, com estoque residual do ano anterior de apenas 3 milhões de toneladas. Já exportaram nas últimas 50 semanas 36,1 milhões de toneladas e consumiram 49 milhões de toneladas, o que soma 85,1 milhões de toneladas. As contas não batem. A China incrementou as importações dos EUA, já tendo importado 19,8 milhões de toneladas. Os estoques de passagem são então os menores nos últimos 36 anos.
O Brasil está se preparando para uma safra recorde da leguminosa, no entanto ninguém pode avaliar os efeitos do furacão Kirchner sobre a agricultura da Argentina, apesar das previsões de chuva razoáveis. Com o milho sem mercado, a preços vis, e o algodão na mesma situação, quem deixaria de optar pela soja, principalmente aqui no Oeste da Bahia?

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário