O Programa Balde Cheio (EMBRAPA), que está realizando a sua 1ª Visita Técnica e tem participação da UNEB, promove o desenvolvimento da pecuária leiteira na região, aplicando uma metodologia, onde uma propriedade leiteira de cunho familiar é utilizada como “sala de aula prática”, com as finalidades de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos (pesquisadores, técnicos e produtores).
A primeira etapa foi a apresentação do programa, na qual foi realizada com sucesso a capacitação de 200 técnicos e a participação de 600 produtores de toda a região. Em seguida, cinco caravanas de produtores e técnicos visitaram unidades demonstrativas (UDs) em Tocantins, contabilizando cerca de 100 pessoas no total. Temos nove municípios pertencentes ao território Bacia do Rio Grande participando do programa, bem como entidades de abrangência regional, como UNEB, EBDA, BNB, entre outras.
Entre 11 e 18 de setembro, o Programa realiza Dias de Campo itinerantes para transferência de tecnologia à pecuária leiteira, com a participação do Med. Vet. credenciado pela EMBRAPA para consolidação do Programa Balde Cheio na região oeste da Bahia.As informações são do Prof. Dr. Danilo Gusmão, do NEPPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção Animal – UNEB -Universidade do Estado da Bahia.
