Por Mário Machado Júnior, advogado.
Tive a honra de entrevistar o Dr. Alexandre Brandão, no Informativo Cultura desta quinta-feira, dia 17 de setembro, e fiquei impressionado com sua jovialidade, simplicidade, inteligência e conhecimento de causa, o que não quer dizer, em hipótese alguma, ausência de competência, pelo contrário, ele é antes de tudo um estudioso do direito.
Em quase 20 minutos de entrevista ele discorreu sobre o seu novo trabalho a frente do fórum de Luis Eduardo Magalhães, sua disposição em enfrentar os desafios, principalmente no que tange a 15 mil processos, sob a batuta de um único magistrado, além das próprias questões estruturais. Está disposto a vestir a camisa.
Em relação aos processos que ainda se encontram em Barreiras, ele está disposto a se reunir com os magistrados daquela comarca para ver esses processos em Luis Eduardo o mais breve possível, associado a uma disposição em permanecer em estado de mutirão para realizar o maior numero possível de audiências para, justamente, dar prosseguimento nos processos, isso sem contar com sua disposição para a realização, também, dos júris que encontram-se pendente.
Dr. Alexandre enalteceu a importância do Júri como um modificador social, pois o Júri tem o condão de frear o aumento da criminalidade, informando aqueles que a praticam que o Poder Judiciário está cumprindo o seu papel de forma efetiva.
Falando sobre o Balcão da Justiça e Cidadania, reconheceu a importância do mesmo também como um pacificador social e um redutor natural do volume de processos junto a justiça.
