
Ponta Grossa, um dos maiores complexos na atividade de moagem de soja, acaba de perder uma das cinco indústrias do setor . A unidade de processamento de soja da Bunge Alimentos encerrou antes de ontem suas atividades na cidade de Ponta Grossa. A indústria já dispensou a maior parte dos 150 funcionários diretos e mais de 750 indiretos. Segundo o Sindicato dos trabalhadores da Indústria da Soja, a empresa já estava sem produção desde outubro de 2008, e seu fechamento confirma a previsão de um colapso no setor.
Segundo a Empresa, o fechamento da unidade se deve a vários motivos, mas o principal é”a necessidade da adaptação aos novos cenários do Agronegócio no país”
“A Bunge tem plena consciência do impacto desta ação, tanto que nos últimos anos vinha concentrando esforços para manter a fábrica. O assunto sempre foi tratado de forma transparente internamente e os colaboradores da unidade conheciam a real situação”, diz a nota da assessoria de imprensa. O mercado da soja sofreu uma reviravolta com o câmbio desfavorável. Com o dólar na faixa de R$ 1,77, os produtores preferem despachar a mercadoria para o porto, conseguindo um melhor preço ao negociar com o mercado asiático.
