
A revisão do Código Florestal é considerada de fundamental importância para o setor agrícola, pois a tolerância para a adequação das áreas irregulares acaba no dia 11 de dezembro. De acordo com Marcos Montes, deputado federal por Minas Gerais, é importante que todos os parlamentares, inclusive os deputados do PV (Partido Verde), entendam a importância do avanço da questão ambiental brasileira.
“Por isso a instalação dessa comissão hoje antecede uma situação que precisamos discutir, pois temos o prazo limite de 11 de dezembro”, afirma Montes., que cita casos de proprietários rurais que já estão sendo penalizados porque suas fazendas não estão de acordo com o atual Código Florestal, como um produtor de Minas Gerais que está em prisão domiciliar.
Enquanto isso, os produtores rurais do Oeste da Bahia e a AIBA , segundo nota da entidade, “já vislumbram como certa a primeira iniciativa estratégica construída em parceria por produtores, Governos e sociedade civil organizada para a solução do passivo ambiental que ameaça a viabilidade de um dos maiores pólos agrícolas do país: o Plano Oeste Sustentável.”
