
Segundo o site especializado, Notícias Agrícolas, o relatório criado pelo deputado Marcos Montes e apresentado pelo deputado Flexa Ribeiro, que propõe a mudança de todo o Código Florestal e as leis vigentes do meio ambiente, desagrada tanto os deputados da frente parlamentar da agricultura quanto os ambientalistas. Para o deputado federal Valdir Colatto, esse projeto já vem sido discutido há muito tempo e é um “remendo” do Código Florestal.
“Nós estamos discutindo o Código Ambiental brasileiro, mudando conceitos de preservação, reserva legal, mudando a maneira de se fazer a política ambiental brasileira”, diz Colatto. Ele afirma também que, com base na a proposta apresentada por Ribeiro, quem ainda não utilizou as suas terras fica impedido de expansão, ainda que seja legal.
Valdir Colatto defende que a união tenha normas gerais e os estados façam suas legislações específicas, de acordo com suas características. Ele confirma ainda que o deputado Sarney Filho já está propondo a extinção da Comissão de Revisão do Código Florestal, pois sua bancada não tem interesse de alterar o Código atual. “Eles querem cada vez mais engessar o processo e fazer média com Copenhaguen (cidade que irá sediar conferência de mudanças climáticas em dezembro desse ano). Nós temos que cuidar disso, pois o Brasil está levando uma proposta para Copenhaguen sem ouvir o ministro da Agricultura. Querem levar propostas radicais para prejudicar o Brasil. Os brasileiros, infelizmente, gostam de falar mal do Brasil lá fora”.
