Distribuidoras de Energia roubam 10 bilhões de reais

energiaeletrica

O consumidor brasileiro está sendo cobrado a mais do que deveria na conta de luz das grandes distribuidoras de energia elétrica. A cobrança indevida acontece desde 2002. As próprias empresas, entre elas a Cemig, de Minas, e a AES, de São Paulo, admitiram que erraram na metodologia do cálculo do valor final da conta. O prejuízo no bolso do consumidor poder chegar a R$ 10 bilhões. Os dirigentes das empresas disseram, em depoimento na CPI das Tarifas de Energia Elétrica, que os consumidores não foram lesados pelas tarifas mais altas porque os valores cobrados geraram desenvolvimento ao serem investidos nas próprias empresas, conta o Estadão. A CPI foi criada na Câmara a partir de denúncias de erros nas contas de luz dos consumidores de Pernambuco. Disseram também que estão dispostos a achar uma forma de devolver o dinheiro para a população. As empresas vão agora conversar com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para acharem a melhor maneira de como devolver o dinheiro. A Folha (para assinantes) diz que muito provavelmente o ressarcimento virá na própria conta de luz.

Se tivéssemos um governo decente, não o propineiro de sempre, este dinheiro deveria ser devolvido à vista, com juros e correção monetária. Agora vão devolver, com certeza, aos pouquinhos e alguns meses depois se esquecem de devolver o resto.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário