Patroladas, raspadinhas e fotógrafos

Bastou o sol sair e a Prefeitura Municipal mandou seu maquinário para a rua, como o Prefeito havia prometido. Na região leste da Rua São Francisco, uma parte baixa sem asfalto, onde existia um grande atoleiro, recebeu várias máquinas e revestimento de cascalho. Ao lado da Prefeitura, na avenida JK, uma patrola também dava uma raspada na rua, com a presença do fotógrafo Hélio Lima e de um cinegrafista. O sr. Prefeito e o sr. Secretário de Infra-estrutura, sabem, como nós, que essas raspadinhas duram somente até a próxima chuva. E aí aparece mais lama e buracos. Para arrumar uma via de fato, precisa levantar e muito o gradiente, revestir com cascalho e compactar com o rolo vibrador. Mas isso até as pedras do rio das Moças sabem.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

6 comentários em “Patroladas, raspadinhas e fotógrafos”

  1. Gostaria de informar ao nobre cidadão que a palavra GRADIENTE não cabe neste texto. O correto seria levantar o GREIDE. obrigado.

    1. Carlos: gradiente não é usual, mas existe. Veja a definição do dicionário Priberan: gradiente
      (latim gradiens, -entis)

      s. m.
      Fís. Taxa de variação de uma grandeza física, ao longo de uma dimensão espacial e numa direção!. A palavra greide não existe na língua portuguesa, aquela a qual usamos mais comumente. Continue escrevendo. Sua colaboração foi valiosa.

  2. Viu ai, Carlos José, você não leu o “pau” comeu, ou, não sabe o que é isso….???

    Veja o diz o Aurélio: (ah..!!!é um dicionário, tá)

    gradiente:
    (…) S. m. 1. Medida da declividade dum terreno; 2. Medida da variação de determinada caracteristica de um meio (…) de um ponto para outro desse meio., etc…

    … E tenho dito…..!!!!

  3. Viu ai, Carlos José, você não leu o “pau” comeu, ou, não sabe o que é isso….???

    Veja o que diz o Aurélio: (ah..!!!é um dicionário, tá)

    gradiente:
    (…) S. m. 1. Medida da declividade dum terreno; 2. Medida da variação de determinada caracteristica de um meio (…) de um ponto para outro desse meio., etc…

    … E tenho dito…..!!!!

  4. Outra curiosidade, são as palavras ROLO VIBRADOR, cuidado para não virar palavrão.
    O correto é rolo pressor. Obrigado.

    1. Para um cidadão chamado Carlos José Pinto qualquer palavra pode virar um palavrão. Rolo pressor? Não achas pouco usual, amigo?

Deixe um comentário