Cristovam lamenta que Lula não tenha priorizado alfabetização

 

Cristovam Buarque, em foto de José Cruz.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse lamentar o fato de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tenha despertado somente agora, segundo notícia de O Globo,para o problema do analfabetismo no Brasil. Com 14 milhões de analfabetos adultos, observou o senador, o país não poderá fazer uma boa apresentação na Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea), que terá início no dia 1º de dezembro, em Belém (PA).

– O presidente não vai declarar o Brasil território livre de analfabetismo. Lamento que Lula só tenha despertado agora. É muito tarde para despertar. Ele despertou em tudo que tem a ver com economia, mas a alfabetização não dá voto. Lamento muito que isso tenha acontecido – afirmou Cristovam.

Patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento reúne, a cada dez anos, dirigentes e líderes de todo o mundo para debater o assunto. Cristovam lembrou ter sido ele, quando ministro da Educação no início do governo Lula, em 2003, que trouxe a conferência para o país.

Segundo o senador, também em sua gestão à frente do ministério foi criada, pela primeira vez no país, uma secretaria para erradicar o analfabetismo, objetivo então previsto para ser cumpridono prazo de quatro anos.

– O programa Brasil Alfabetizado virou Brasil Alfabetizando – lamentou Cristovam, informando que a secretaria foi fechada no primeiro dia do ministro que assumiu em seu lugar, com a ideia de que analfabetismo não se erradica.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário