Um sinal de vida em Cuba: Generación Y

Yoani Sánchez, uma voz contra a ditadura de CubaQuem quiser conhecer alguma coisa sobre o que está acontecendo em Cuba, deve dar uma olhada no blog Generación Y, de Yoani Sanchez. A moça é filóloga, escreve sobre tudo que é possível escrever – o blog é bloqueado em Cuba, claro – e reproduz até uma entrevista com Barack Obama, o presidente americano. Ela escreveu recentemente um livro chamado “De Cuba, com carinho”, mas certamente não vai ter condições de autografá-lo no Exterior e muito menos em Cuba. Sair daquela ilha é um problema.

Yaoni Maria Sánchez ganhou o Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset em 2008, foi considerada pela revista Time “uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, ganhou a distinção da Times como um dos 25 melhores blogs do mundo, o jornal “El Pais” a indicou como um dos 100 hispanoamericanos mais notáveis do mundo e a revista Foreign Policy como uma das 10 intelectuais mais importantes do ano, além de outros.

Mais interessante ainda é a relação de blogs criados em Cuba e como pode ser transmitida toda a verdade sobre aquela ditadura sem sofrer cerceamento.

Isso que fizeram com o blog da moça – ela vive de aulas particulares, o que também é crime em Cuba – é o que o Governo brasileiro quer fazer no Brasil: não gostou, bloqueia o blog. Ou melhor: manda o provedor tirar da web, pressionando-o com as ferramentas usuais.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário