Os cafeicultores do Oeste da Bahia conheceram na quarta-feira, 2, os nomes dos 10 ganhadores na categoria “Natural” do Concurso de Qualidade Café da Bahia, realizado pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), no município de Vitória da Conquista, nos dias 27 e 28 de outubro últimos. A entrega dos troféus ocorreu durante a abertura do IX Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia, que acontece hoje no município de Luís Eduardo Magalhães (BA), a 900 km de Salvador. O encontro é uma promoção da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé) e Fundação Bahia. Cerca de 250 pessoas participaram da solenidade.
A categoria “natural” é a que predomina na região. Trata-se do café seco e posteriormente descascado. Embora haja outras modalidades de tratamento do grão na região, como o despolpado, os naturais se destacam, sendo o cerrado baiano a origem dos melhores naturais na Bahia. No concurso, de 15 amostras de naturais provenientes de toda a Bahia, 10 foram do cerrado baiano. “Por isso decidimos, pela primeira vez, fazer a entrega dos troféus neste Encontro, que é uma tradição de nove anos para o produtor do Oeste”, disse o presidente da Assocafé, João Lopes Araujo.
Os ganhadores do concurso foram Ney dos Santos Ferreira, Glauber de Castro, Lucas Favaro Garcia, Clair Sandro Dognani, Marcelo Favaro Garcia, Carlos André Dognani, Antonio Guerreiro, Carlos Henrique Moreira de Carvalho e Arakatu Ltda.
