Dakar: nas motos, francês é primeiro colocado

A primeira etapa do maior rali do mundo, o Dakar, já tem seu vencedor nas motos: o francês David Casteu venceu, que completou o trajeto entre as cidades argentinas de Cólon e Córdoba na primeira colocação. Terceiro na largada, ele garantiu a vitória sobre os favoritos Marc Coma e Cyril Despres com um excelente desempenho no final da etapa.

Mesmo com uma moto com menos potência que a dos rivais, Casteu completou a especial com três segundos de vantagem sobre Despres e 12 sobre Coma, o atual campeão. O melhor brasileiro foi Tiago Fantozzi, 35o colocado, a 16min24 do líder. Carlos Ambrósio, por sua vez, foi o 37o, enquanto Rodolpho Mattheis ficou em 55o lugar. Respectivamente na 112a e 130a colocações, Bernardo Bonjean e Vicente Neto completaram a esquadra verde-amarela.

Coma e Despres dividiram a liderança durante a maior parte dos 168 quilômetros – o trajeto precisou ser modificado pelos organizadores por conta da chuva que caiu na região. A diferença entre os dois profissionais não ultrapassou a marca dos 35 segundos durante a etapa.

Entretanto, ao final Casteu acelerou forte e diminuiu a diferença que possuía diante dos primeiros colocados. Assim, saltou da terceira para a primeira posição, vencendo a primeira especial com o tempo de 1h50m42.

Mesmo com a mudança da largada desta etapa provocada por enchentes em Cólon, a prova das motos seguiu-se tranquila, reservando curiosidades como o caso do canadense Donald Hatton. O piloto da equipe Team Rally Raid Canadá cruzou os primeiros 75 quilômetros de prova sem a Carta de Controle, esquecida no Parque Fechado. Ele teve que voltar todo o percurso para recuperá-la e agora corre para conseguir chegar a tempo da segunda etapa.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário