Na abertura do primeiro programa “Conversa com o Governador” do ano, o governador Jaques Wagner fala sobre educação e segurança pública. “Estamos aprimorando o nosso serviço de inteligência, porque para combater o crime organizado é preciso cortar a lavagem do dinheiro”, afirmou. O governador disse também que a Bahia está enfrentando a violência e o tráfico de drogas com muita determinação e trabalho. “Estamos fazendo esse enfrentamento usando as melhores técnicas utilizadas pelos governos no Brasil e no mundo”, informou. Segundo ele, foram contratados 3,2 mil soldados da Polícia Militar (PM) e mais 3,2 mil começam o curso para trabalhar no patrulhamento ostensivo.
“Melhoramos os equipamentos da polícia com colete, armas, munição, veículos”. Segundo o governador, foram alugados 540 veículos durante os três anos de sua gestão e está sendo feita uma licitação de mais 640 veículos. “Ao todo serão mais de mil veículos novos e 300 motos”, contabilizou.
Wagner lembrou também o lançamento do programa Ronda nos Bairros, que começou em Tancredo Neves/Beiru, se estendeu a Periperi e agora no começo do ano vai para mais três bairros da capital e de Feira de Santana.
O governador disse ainda que a Bahia foi o primeiro estado a fazer convênio com o Ministério da Justiça e já implantou a carteira de identidade informatizada e digitalizada, que auxilia no combate à emissão de documentos falsos por bandidos. “Temos também um convênio com a FBI, com equipamentos super modernos para fazer rastreamento de lavagem do dinheiro”.
Para o governador, o primeiro estágio do combate à violência é aquele que evita que o jovem vá para o mundo do crime e da droga, que se reflete nos quesitos escola, família, educação, geração de trabalho, emprego e renda. “Nós estamos trabalhando muito, mas cada vida que é perdida dentro do mundo do tráfico de drogas é sentida pelos familiares. E não pense que o governador não sente, sente muito, porque eu acompanho todo o desenrolar dos fatos aqui na Bahia.”
O Governador vai precisar de muita conversa no rádio para provar que a Segurança na Bahia vai bem.
