Luís Eduardo é o 5º em exportação na Bahia e tem 1/4 do saldo comercial

O município de Luís Eduardo tem o quinto maior volume de exportação entre os municípios baianos, sendo precedido apenas por Camaçari, São Francisco do Conde, Mucuri e Dias D´Ávila. A exportação de Luís Eduardo atingiu, em 2009, 538 milhões de dólares, FOB. A importação foi de apenas 11 milhões de dólares, fazendo com que a economia eduardense atingisse o segundo maior saldo de balança comercial externa: 526 milhões de dólares. O saldo da balança de Luís Eduardo é igual a quase 25% do saldo de toda a Bahia, portanto, de cada 4 dólares que entram no Estado, um vem direto para Luís Eduardo, já na forma de reais, é lógico.

Veja alguns destaques de 2009 no comércio exterior de Barreiras:

– Mais de 53% das exportações barreirenses foram para quatro países: França (17,8%), China (12,3%), Egito (12,1%) e Indonésia (11,3%).

– A cidade importou produtos vindos de quatro países: Estados Unidos (81%), Índia (16%), Austrália (1%) e Dinamarca (0,6%).

– Soja e algodão continuam sendo os principais produtos de exportação dos barreirenses.

– Descaroçadeiras e deslintadeiras de algodão; e aparelhos computadorizados para análise de têxteis dominam a pauta das importações barreirenses.

– Entre 2000 e 2009 o saldo da balança comercial de Barreiras saltou de US$ 15 milhões para US$ 154 milhões.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário