
O Embaixador da Índia na Itália afirmou nesta sexta-feira que o avião melhor posicionado para vencer a concorrência conhecida como MRCA que se destina a escolher um modelo de aeronave de combate para a Força Aérea da Índia, é neste momento o Typhoon-II da Eurofighter.
A aeronave européia estará assim, na liderança do processo que levará à aquisição de 126 aviões de combate, que deverão no futuro operar em conjunto com os caças Su-30MKi de fabricação russa. A aeronave está em serviço na Grã Bretanha, na Alemanha, na Itália, na Espanha e também na Arábia Saudita.
O Eurofighter Typhoon é um avião de caça e caça-bombardeiro europeu, desenvolvido por um programa conjunto envolvendo as empresas Alenia Aeronautica, BAE Systems e EADS e os governos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.
A pergunta que deve ser feita é a seguinte: por que a Eurofighter, nem a Sukoi, que tem o melhor caça-bombardeiro do mundo não participam da concorrência brasileira? Certamente, razões de Estado, sejam quais elas forem.
