A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães vai realizar no próximo dia 27 de fevereiro o I Mutirão para detecção precoce de Câncer de pele e hanseníase. O principal objetivo deste mutirão é alertar a população para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis de vida.
Outro aspecto que ajuda a justificar a realização deste mutirão é o elevado índice de casos de hanseníase no município. Em 2008 foram 35 casos confirmados da doença, e em 2009, 25 casos. Segundo informação da Diretoria de Vigilância à Saúde do município, no primeiro mês de 2010, dois pacientes foram confirmados com a doença e tiveram seu tratamento iniciado.
Oficialmente os trabalhos para o mutirão começaram na sexta-feira, 29, com a capacitação de todos os enfermeiros do município. O segundo passo vai ser capacitar os agentes comunitários de saúde para que durante a primeira quinzena de fevereiro, nas visitas periódicas que realizam, eles possam informar a população sobre os procedimentos que precisam ser adotados para participar do mutirão. A idéia é atender 700 pessoas previamente agendadas através das unidades básicas de saúde e outras 300 através da demanda livre no dia do mutirão.

