Mortes produzidas por ciganos têm repercussão.

A notícia divulgada pelo Jornal O Expresso e reproduzida pelo Jornal Nova Fronteira sobre tiroteio, perseguição e mortes ocasionados por brasileiros de origem cigana (a maioria são de origem romena) foi notícia ontem em portal de Garanhuns www.pingasangue.com.br, com grande repercussão na região. E até dá nome às vítimas, Dalmo e Erinaldo. Além de citar outras duas vítimas, Jair e Damião, que teriam sido mortos em outro confronto com ciganos, em outra região da Bahia. O grande acesso do site pernambucano refletiu também no Jornal O Expresso, o que pudemos avaliar pelo link de entrada e motor de busca em nosso painel de controle.

Quem quiser saber mais sobre cidadãos de origem cigana no Brasil, deve acessar  o site www.fatorbrasis.org/node/57 , onde vai ficar sabendo que ciganos famosos se tornaram famosos aqui e no Exterior, entre eles  o palhaço Carequinha, a cantora Rosana, o cantor Sidney Magal, o trapalhão Dedé Santana, o músico Zé Rodrix e, fora do Brasil, o poeta Federico García Lorca e até os astros hollywoodianos como Charles Chaplin e Rita Hayworth. Nenhum citado assumiu-se cigano. Nem o mais poderoso deles, segundo os representantes ciganos: Juscelino Kubitschek, que seria neto de ciganos europeus.

Só em Minas Gerais, segundo o mesmo site, existem cerca de 430 mil ciganos, dos quais 27% não possuem registro, não tendo acesso à educação, ao emprego nem à benefícios governamentais. Outro site interessante sobre ciganos é o www.ciganosbrasil.com. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário