O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner inauguraram, nesta sexta-feira (26), às 11h, o trecho do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna, abrindo as válvulas de distribuição do gás natural para o Sul da Bahia.
Itabuna terá a primeira central de distribuição, implantada pela Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), que contará com bases também em Mucuri e Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, e Catu, Região Metropolitana de Salvador.
A central de distribuição da Bahiagás é interligada ao city gate (ponto de entrega) da Petrobras, em Itabuna. Até 2012, a Bahiagás planeja investir R$ 60 milhões na construção de 80 km de dutos para atender o mercado não-térmico dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Mucuri. Para o atendimento de diversos outros municípios do Sul do estado, estarão concluídos, até 2014, 250 km de gasodutos, com investimentos adicionais de R$ 100 milhões.
A distribuição do gás natural no Sul e Extremo Sul do estado cria condições para o desenvolvimento industrial, comercial e automotivo, beneficiando 32 municípios. A região também contará com o reforço do Complexo Multimodal de Transporte, composto pelo Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e um aeroporto internacional.
Às 15h, no Centro de Convenções de Ilhéus, Lula, Wagner e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, lançam edital de licitação para construção da Ferrovia Oeste-Leste, assinam contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, do PAC Saneamento e entregam 27 veículos para as Polícias Civil e Militar na região Sul da Bahia.


Até aonde a terra vai aguentar o dito tanto progresso? Será que o progresso não pode ser apenas o do Turismo aliando assim a preservação da natureza com o descanso do homem o qual Deus deu a resposabilidade para proteger e cuidar desta região do extremo sul da Bahia…
Carlos Roberto C. da Silva
corretor
fone: 11 – 8644-5713
Oque eu disse é oque eu penso.