
A saga da emancipação foi relatada de forma multifacetada. Pedrosa lembrou da participação do então prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, para demover o então presidente do PSDB, Saulo Pedrosa, a retirar a ação na Justiça que tentava reverter o desmembramento do território. Jusmari Oliveira, então deputada que encampou o projeto do ex-deputado Luiz Braga, e César Borges, governador da época, contaram a luta para a criação do município (na ocasião foi emancipado também o atual município de Barrocas).
A participação do senador Antonio Carlos Magalhães foi ressaltada como decisiva em todos os pronunciamentos que trataram da ocasião da emancipação.
Jusmari chegou a se emocionar ao lembrar dos ataques pessoais que sofreu por defender a emancipação e o apoio que recebeu de Borges. Ele, por sua vez, lembrou que chegou a colocar a disposição do presidente da Assembleia Legislativa da época, Antonio Honorato, para que sua assessoria jurídica obtivesse liminar junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, para garantir a realização do plebiscito sobre o desejo da população em relação ao desmembramento, marcado para o dia seguinte.
Falaram ainda na tarde de ontem, o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, o presidente da Associação Comercial, Jair Francisco; o representante do Clube dos Advogados do município, Valmor Mariussi; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Vanir Antonio Koln; e o presidente da Câmara Municipal, Eder Ricardo Fior.
