
Mais de 20 pessoas receberam o certificado da primeira Oficina de Teatro realizada pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento teve início no dia 15 deste mês e faz parte do projeto “Conscientizar e Capacitar para Multiplicar” idealizado pelo ator Júlio Delfino. Segundo Júlio o objetivo é disseminar o conhecimento sobre o teatro em cinco municípios baianos. “Nosso trabalho inclui a região de São Desidério, Barreiras, Ibotirama, Cristópolis e Barra”.
Em 13 dias os alunos se dividiram em duas turmas e desenvolveram esquetes para apresentar à comunidade. Somando o total de 39 horas/aula, a oficina culminou no sábado, 27. A data foi escolhida para homenagear o Dia Mundial do Teatro. Após a passeata pelas principais ruas da cidade – feita pelos atores- a população pode conferir o resultado da oficina.
Para o Secretário de Cultura, João Neres, o trabalho de incentivo ao desenvolvimento cultural de São Desidério é uma realidade que vem surtindo efeito. “É uma honra entregarmos à população uma equipe responsável e consciente do seu valor e do seu papel na sociedade”.
O evento contou com a participação especial dos grupos de teatro Alminha e Maria Pimenta, de Barreiras. A produtora de teatro Ruth Guimarães lembra que “o teatro transforma a vida, ele tem o poder de recriar a realidade para transmitir e trabalhar a conscientização dos fatos sociais”.
Para o diretor de Cultura Vanderlino Barbosa este foi o primeiro passo para novas oficinas que serão realizadas no município. “Temos certeza que este projeto agrega valores à cultura de São Desidério, por isso, daremos continuidade ao trabalho iniciado pelo professor Júlio Delfino”.
