Adubo fraudado resulta em interdição de fábricas do Triângulo.

Cinco empresas beneficiadoras de fertilizantes localizadas nos municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, foram embargadas pela fiscalização do Ministério da Agricultura (Mapa). Os fiscais também visitaram cinco estabelecimentos nas cidades de Uberaba e Frutal, onde encontraram irregularidades em um deles.

Entre as irregularidades constatadas estavam adição de argila em fertilizante mineral simples, a não apresentação de documentação exigida e a ausência de controle de qualidade para identificação de metais pesados. As fiscalizações foram realizadas entre os dias 29 de março e 1º de abril.

De acordo com o ministério, também foram coletados produtos com o número de identificador irregular. “A informação contida na embalagem pode induzir o consumidor a erros na aplicação e prejudicar a produtividade nas lavouras”, disse, em nota, coordenador da área de fertilizantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa, Hideraldo Coelho.

A região do Triângulo Mineiro é considerada estratégica para o Mapa porque concentra 40% da produção de adubos fosfatados e 10% do consumo nacional de fertilizantes.

O Mapa informou que nos quatro dias de fiscalização foram emitidos 16 termos de coleta de amostras de fertilizantes. Segundo Hideraldo Coelho, até o final do ano estão previstas coletas de mais 700 amostras.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário