A secretária Municipal de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, participou na última quinta-feira, 15, da posse dos novos diretores do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) do Estado da Bahia.
A cerimônia realizada no sede da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em Salvador, foi presidida pelo novo titular da pasta, Eugênio Spengler, que reafirmou o compromisso do estado em fortalecer a gestão ambiental nos municípios.
“Mais de 50% do que o IMA licencia têm impacto local e é de competência do município”, comentou Spengler.
Na oportunidade foram empossados Pedro Ricardo Silva, para o IMA e Wanderley Rosa Matos para o Ingá. Estiveram presentes do evento antigos gestores das pastas, como Juliano Matos (SEMA), Beth Wagner (IMA) e Júlio Rocha (Ingá), representantes da sociedade civil, do poder público, setor empresarial e técnicos de órgãos ambientais.
Aproveitando a visita a capital do estado, Fernanda Aguiar se reuniu, na sexta-eira, 16, com a Diretora de Relações Institucionais da SEMA. Em pauta no encontro as restrições atuais impostas pela Resolução Estadual nº 3925/2009 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) aos municípios.
Fernanda relatou à diretora da SEMA que as muitas das ocorrências ambientais que acontecem no município de Luís Eduardo Magalhães “são em sua maioria de grande porte e apesar de serem de impacto local estão sob a competência do Estado, como armazém de produtos químicos, armazenagem de pluma de algodão e silos acima de 50.000 toneladas”.
