Audiência discute exportação de bovinos vivos.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza audiência pública nesta terça-feira (4) para debater a exportação de bovinos vivos pelo Brasil. O debate foi proposto pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). Segundo ele, o objetivo é analisar a exportação brasileira de gado para o abate e identificar esse tipo de atividade econômica, confrontando com a exportação de carne refrigerada ou congelada.

O deputado espera que o debate possibilite a implantação de modernas políticas que apontem na direção da maior geração de valor agregado na indústria brasileira, como fonte de crescimento baseado na ampliação das oportunidades de emprego, de geração de renda interna e consequentemente, de maior consumo.

“A melhora do padrão de comércio exterior brasileiro tem efeitos positivos em termos das contas externas do país, além de ser um dos eixos estruturantes do desenvolvimento da pecuária brasileira e da cadeia produtiva da carne. A exportação de produtos primários tem características próprias que a distinguem da atividade de exportação de produtos manufaturados e de serviços”, disse Dr. Ubiali.

Na Bahia, em Minas e São Paulo a exportação de bovinos vivos decresce, mas no Pará até 10% do rebanho foi exportado vivo, através de Belém, durante um ano. Só para a Venezuela partiam navios com até 21 mil bovinos vivos por quinzena.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário