“Amigos do Peso” vai a encontro nacional.

O projeto Amigos do Peso, idealizado pela Diretoria de Promoção à Saúde (DPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães foi escolhido durante o II Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, nos dias 03 e 04 de maio em Salvador, um dos oito trabalhos realizados em municípios baianos que vão concorrer na edição nacional do congresso entre os dias 25 e 28 de maio na cidade de Gramado/RS.

A coordenadora do projeto no município, a nutricionista Fernanda Junqueira comenta que desde que foi criado há cerca de um ano, o Amigos do Peso recebeu a adesão de aproximadamente 50 pessoas. As atividades são supervisionadas por um profissional de educação física e acontecem todas terças e quintas-feiras nos postos de saúde Moacir Marchesan, no bairro Mimoso II e Oscar Doerner no bairro Santa Cruz.

“Percebemos entre os participantes uma melhora na qualidade de vida e um empenho muito grande de todos em perder peso e mudar de vida, a partir de hábitos mais saudáveis”, observa Junqueira. Para ela a participação no congresso nacional é um indício que o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Promoção à Saúde com apoio do gestor municipal pode render bons frutos. “Vamos poder mostrar para todo país o trabalho que estamos desenvolvendo no município”, analisa.

Importância da atividade física – Despertar na população o gosto pela prática da atividade física é o foco da conversa com o professor de educação física, Cleiton Strider, que desde o início vem acompanhando os participantes do projeto. Para ele o “Amigos do peso” supre a pouca estrutura existente no município para a prática de exercícios rotineiros como caminhadas e andar de bicicleta.

“Muitas pessoas se queixam que falta tempo para a prática de atividades físicas”, comenta Strider. O professor aponta duas vantagens imediatas para os adeptos da prática esportiva e de exercícios físicos. “A atividade física acelera o processo de perda de gordura e ajuda a tonificar a musculatura do corpo, isso sem contar o bem estar”, finaliza. O próximo passo da Diretoria de Promoção a Saúde é dar início a um grupo do projeto também no bairro Jardim das Acácias e depois estender para os demais bairros do município.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário