Finalmente aí vem a cana-de-açúcar

O vereador Valmor Mariussi anunciou, ontem, que já está em fase de finalização projeto de usina de álcool e açúcar a ser implantado em Luís Eduardo, com liderança do grupo Ito Grass. Na realidade, são três empresas integradas que vão implantar canaviais, produzir o álcool e fazer a comercialização.

O plantio de cana-de-açúcar talvez seja mais oneroso no Oeste baiano, em relação ao cultivo em São Paulo, em função de uma demanda maior de irrigação, mas ganha com a proximidade do mercado consumidor e com produtividades maiores.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

4 comentários em “Finalmente aí vem a cana-de-açúcar”

  1. Como já morei numa cidade do Paraná, perto de outra onde foi implantada esta tão esperada usina de ácool, sei bem o mau cheiro que provoca a produção. Imagino o que acontecerá com nossa cidade!! Já não basta a poluição e o mau cheiro da Bunge e da Galvani?? E me pergunto: os impostos são mais importantes que a saúde e o bem estar dos munícipes? As pessoas que lutam tanto por trazer estas indústrias poluentes e mantém as que já estão instaladas, não se preocupam com a saúde de nossas crianças, de nossas grávidas? Sei que existe no Ministério Público de Barreiras, denúncias antigas que pelo jeito nunca saíram dos gabinetes pois nada se faz. Outra coisa, morei durante alguns anos no Mimoso I, perto de onde hoje funciona a Faculdade, e acordei várias vezes com dor de cabeça pelo mau cheiro que entrava pela janela da minha casa. Levantava enjoada e ligava para a Galvani e quem me atendia acabava passando o telefone para um tal encarregado e quando eu perguntava que praga de produto estavam despejando no ar naquela hora da madrugada, desconversavam respondendo com perguntas? O dito cujo passava a me perguntar sobre meu endereço, a distância da minha casa, etc, etc, o que me deixava ainda mais indignada. Cheguei a comentar sobre isso certa vez, quando houve uma solenidade de desagravo de juízes em Barreiras, pessoalmente, com o Promotor Dr. Wilson, e como sempre…nada!!! Será que existe alguém preocupado mais com o povo e menos com votos e popularidade capaz de fazer uma avaliação (análise) do solo e da água nos arredores da Galvani e da Bunge, e com coragem de divulgar o resultado (e não manipulá-lo, é claro!!)?? O que será feito para evitar que os cofres públicos tenham peso maior que o mau cheiro provocado pela indústria da cana de açucar?? O grande problema é que quando a mosquinha do PODER pica, o efeito é mais devastador que a Dengue!!

    1. Muito bem Dra. Sonia!!!
      Pra quem praticada tal coisa tenho esse verso;
      Os que destroem a terra, serão destridos. Apoc. 11; 18
      Abraço.

  2. Só completando a Dr. Sónia, alem de todo o mau cheiro o principal problema e que Cana de Açucar não gera emprego, hj com 100 pessoas e possivel tocar uma grande usina de Etanol tudo hj é mecanizado, ela não movimentam o comercio, não irão comprar nem sequer uma porca em nossas auto-peças, tudo vira de fora , unicas pessoas que terão renda serão os donos de propriedades que irão arrendar suas terras os empregados irão embora, e com isso nosso comércio irá aos poucos se acabar.. como cidades pequenas do inerior de SP.

  3. Neste fim-de-semana fiz viagem de Marilia (SP) à Curitiba, e ao passar por Jacarezinho, tive das surpresas mais desagráveis dos meus 40 anos de vida… não fazia idéia, em primeiro lugar que pudesse existir um cheiro tão podre como este, nauseabundo, um cheiro nojento!! Um insulto à dignidade humana, um soco nas narinas!!! Mas o que mais me indignou é saber que isto vem das usinas de cana, o grande projeto ecológico do Brasil. Minha total solidariedade aos moradores (e trabalhadores da usina – nossa!!!) de cidades como esta!!! Estou revoltado, eu pegaria em armas por eles, pelos homens, pelas mulheres e crianças!!!! Como um governo permite uma coisa grotesca dessas????????????????????

Deixe um comentário