“Balde Cheio” leva novas técnicas ao assentamento Rio de Ondas.

Um treinamento realizado, ontem pela manhã, na Vila III do Assentamento Rio de Ondas, informou os criadores de gado leiteiro sobre novas técnicas com o objetivo de melhorar a produção de leite. As atividades foram coordenadas pela secretaria de Desenvolvimento Econômico de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e fazem parte do Programa Balde Cheio, implantado pela Embrapa em todo o país.

A última capacitação foi realizada cerca de um ano atrás, quando os criadores de cidades da região oeste da Bahia foram ao estado do Tocantins. De acordo o gerente de pecuária da Secretaria, Marco Antônio Vargas, os resultados positivos já estão aparecendo: “Hoje o Assentamento Rio de Ondas já produz cerca de  mil litros por dia  e com esse tipo de treinamento  a meta é chegar aos mil e quinhentos litros” observa o gerente. Um projeto enviado pelo  secretário Jaime Capelesso para a Secretaria Estadual da Agricultura foi aprovado e vai permitir a instalação de uma mini-usina de leite no Assentamento: “Um técnico da SEAGRI já vistoriou o local e a compra dos equipamentos  já foi autorizada. Falta apenas a construção do local”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário