No final da tarde de terça-feira, 1º de junho, o prefeito Humberto Santa Cruz e o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDE) Jaime Cappellesso participaram de uma reunião de trabalho com o Secretário Estadual de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), Eduardo Salles.
O encontro aconteceu no gabinete itinerante da Seagri instalado no complexo Bahia Farm Show e contou também com a participação de representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
A reunião segundo Salles teve como objetivo ouvir as demandas da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães em relação ao setor agrícola, especialmente a agricultura familiar, carro chefe dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no município e a partir delas procurar alternativas.
BR Shopping – A boa notícia confirmada pelo secretário estadual é que a aprovação da ordem de serviço para construção do BR Shopping as margens da rodovia que dá acesso ao Assentamento Rio de Ondas está em processo final de liberação, dependendo agora exclusivamente do aval do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Para Jaime Cappellesso, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico em Luís Eduardo Magalhães esta é uma vitória para a comunidade assentada, pois reflete o esforço do governo municipal em promover a sustentabilidade para a população do assentamento. “Estamos trabalhando desde o início da gestão em projetos que viabilizem o desenvolvimento e o sustento das famílias assentadas. Com o BR Shopping, essas pessoas vão poder vender aquilo que produzem diretamente para o público consumidor que passa diariamente pela rodovia”, disse Cappellesso.
Usina de leite – Outra reivindicação da comunidade assentada e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, debatida durante a reunião, diz respeito à instalação de uma usina de leite na localidade. Atualmente são produzidos 1.500 litros de leite por dia no assentamento.
Localizado numa área de 13 mil hectares a reforma conta hoje com 250 famílias e uma média de 30 hectares de propriedade por família. Segundo Cappellesso, a implantação da usina de leite vai possibilitar em curto prazo a produção e comercialização de derivados do leite, como o queijo e o iogurte, gerando assim emprego e renda para as famílias.
O projeto de implantação da usina de leite do Assentamento Rio de Ondas foi entregue para o governador Jaques Wagner durante a rápida visita feita ao stand da Agricultura Familiar do município na Bahia Farm Show, pouco depois da abertura oficial da feira.
