Alex Rasia, afirmou hoje pela manhã que o incremento de presenças na III Bahia Farm Show, 38.582 pessoas, ultrapassou 20% em relação ao ano passado, quando 32 mil pessoas visitaram a feira. Afirmou ainda, Rasia: “Em relação a negócios, precisamos aguardar o fechamento de relatórios dos agentes financeiros (BNB, Banco do Brasil, Bradesco e Desenbahia), no decorrer desta semana.”
A IV Bahia Farm Show vai se realizar entre os dias 31 de maio e 4 de junho do próximo ano.
Os resultados positivos foram impulsionados, entre outros fatores, pelos recordes na produção da soja (28% a mais que no ciclo anterior), e do milho, que atingiu 1,5 milhão de toneladas, pela estabilidade na economia e pelo clima, que, de maneira geral, foi favorável às lavouras da região. O fechamento total só será tabulado na semana que vem.
“Não apenas houve investimento por parte da organização do evento, como o expositor também veio com mais força, com estandes mais bonitos e recursos para chamar a atenção do público”, observou o gerente de vendas da Toyota, Alexandre Gorki, que destaca ainda a entrada definitiva da Bahia Farm Show no calendário de eventos agropecuários da montadora Toyota. No estande de 796 metros quadrados montado em parceria entre a revenda Campo Verde e a montadora, as caminhonetes Hilux foram disparado as líderes de venda. “Só saberemos o número com precisão dentro de uma semana, pois muitos negócios só se concretizam depois da feira, mas com certeza, vendemos mais que o ano passado”, arrisca Gorki.
Ronaldo Galvani, da empresa de fertilizantes Galvani, que tem uma unidade fabril em Luís Eduardo Magalhães, considera a conjuntura econômica e o desempenho nas lavouras os responsáveis pelo sucesso da feira. “Foi um ano muito bom, superior ainda a 2008, antes da crise. Já reservamos área para a próxima edição.
Contrato fechado
Na sexta da semana passada, o primeiro contrato de compra de área para o próximo ano foi firmado, com a empresa Turfal, que atua no mercado há mais de 40 anos, desenvolvendo insumos agrícolas biotecnológicos, como inoculantes, inseticidas e fungicidas, produzidos à base de microorganismos encontrados na própria natureza. Este é o segundo ano da Turfal na feira baiana. De acordo com o coordenador da Bahia Farm Show, Alex Rasia, outros quatro contratos para o ano que vem já foram assinados no sábado, 5, e a procura está grande. “Muitos expositores querem dobrar suas áreas no evento, mas só podemos fazer isso após um planejamento para a ampliação”, afirmou.

