Milho tem novo zoneamento. Inclusive na Bahia.

As regras do zoneamento agrícola para o milho em 16 estados e no Distrito Federal foram publicadas, nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), conforme as Portarias N° 156 a 172. Os estados contemplados são Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O objetivo do estudo é identificar as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para a safra 2010/2011. A época de semeadura foi definida por meio de análises térmicas e hídricas.
A cultura pode apresentar variações anuais e regionais, no rendimento dos grãos, causadas, principalmente, por deficiências hídricas durante o desenvolvimento da planta. A ocorrência de geadas tardias é um fator que também pode influir no rendimento do milho. Na página do
Ministério da Agricultura se encontram todos os detalhes do zoneamento, município por município, com  tipos de solo, umidade mínima recomenda para o plantio e cultivares.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário