O debate da Band revela novas faces dos candidatos.

Plínio de Arruda Sampaio, o vencedor da noite. Quem perdeu o debate pode ver todos os vídeos no You Tube.

A primeira batalha foi a do IBOPE: os brasileiros preferiram ver o futebol na Globo (36%), ao debate entre os políticos na Band (6%). Mas serviu para avaliar que Dilma Rousseff vai fugir sempre dos debates polêmicos, como o serviço da dívida brasileira, a chaga aberta do País, o domínio do sistema financeiro e a política de juros do Banco Central. Porque é pouco articulada para expor o seu pensamento. O grande destaque foi mesmo Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, o grande questionador dos dois candidatos melhor posicionados nas pesquisas, Serra e Dilma. Serra também colocou o dedo em outra ferida aberta do atual Governo: “Quero saber como o Brasil vai crescer de maneira sólida, se, depois de oito anos, em área em que você teve atuação decisiva (a infraestrutura), temos no país vinte aeroportos engarrafados e somos 125º lugar em matéria de ruindade de portos”. E foi mais longe, citando o caso da Bahia: “Vá até Salvador e veja o que é um porto congestionado. Baianos mandam mercadorias para Suape, em Pernambuco, ou para Santos”.

Foto REUTERS/Fernando Donasci

Foi o primeiro debate, mas já deu para sentir que Dilma deverá perder terreno ao longo da campanha em outros eventos semelhantes. Pode tirar vantagem é nos 3 minutos a mais no tempo da propaganda política, arrastando a política do “porque me ufano de fazer justiça social”. O que não é toda a verdade, pois o Governo Lula poderia ter feito muito mais do que distribuir pequenas melhorias de renda aos miseráveis, principalmente na área de educação e saúde, depois de tomar as rédeas do País dentro de uma economia estabilizada.

Também no portal do Jornal O Globo foi publicado um resumo interessante do debate. Acesse clicando o link.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “O debate da Band revela novas faces dos candidatos.”

  1. Analise:
    Plínio, Maluco de 80 anos que é ex promotor e diz que a culpa pobreza e dos agricultores, e que irá acabar com as propriedades maior que 1000haq. ,( coitado do Lem, vamos ter que se mudar ), reduzir Carga horária, e prender todos os madeireiros.
    Marina. Paciente, inteligente, Linda história, evangélica, só que se preocupa mais com uma árvore, que com a miséria.
    Dilma. “NOS, NOS NOS NOS,NOS FIZEMOS”, tudo foi ela e o Lula que fizeram neste país, se um ET chegasse na Terra no momento do debate iria achar que o Brasil só foi descoberto em 2002 e não em 1500. Uma arrogância e um desprezo que chega dar medo, um ar de superioridade, bem diferente do Lula.
    Serra , Uma Paciência fantástica, um olhar diferente sobre a Saúde, e uma vontade de além de continuar melhorar o que foi feito anteriormente , ( inclusive antes de 2002)

Deixe um comentário