Japão vai ser “apenas” a terceira economia do mundo.

Tóquio no final da guerra: o Japão, fênix ressurreta, levantou-se das cinzas.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China superou o do Japão em termos nominais, no trimestre de abril-junho, informou nesta segunda-feira (16) o governo japonês. Segundo o Executivo japonês, o valor do PIB japonês no segundo trimestre foi de US$ 1,28 trilhão frente a US$ 1,33 trilhão da China, que poderia se transformar este ano na segunda economia mundial, à frente do Japão, informam o portal G1 e o jornal francês Le Monde.

Não impressiona o fato da China estar alcançando a segunda posição mundial em PIB, haja vista seu território e sua população. O que impressiona é que o Japão, uma pequena ilha vulcânica, assolada por terremotos e por um clima horrível, literalmente arrasada na II Guerra Mundial, tenha se alçado e se mantido tantos anos como a segunda maior economia do mundo. Sem dúvida, os principais fatores são a cultura milenar, a firmeza na educação e a invejável determinação do seu povo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário