Menos de duas dezenas de pessoas participaram hoje, sábado, pela manhã, da Caminhada da Paz, promovida pelo CONSEG/LEM. Isso não significa que os eduardenses não se preocupem com a violência. Só esta semana dois assassinatos movimentaram a força policial da cidade, além de uma série de pequenas ocorrências. O motivo certamente é que a organização do evento não foi entregue a profissionais da área. Eventos dos quais se espera uma significativa resposta da população não podem ser entregues a amadores.

LUIS EDUARDO CONTRA A VIOLÊNCIA, MAIS UMA VEZ A GUARDA MUNICIPAL É ESQUECIDA
Com a realização de uma ‘Caminhada pela Paz’, o Ministério Público estadual, em parceria com os Poderes Executivo e Legislativo e a Polícia Militar, lançaram no dia (4), no município de Luís Eduardo Magalhães (a 900 Km de Salvador), a campanha ‘Luís Eduardo Contra a Violência’. A caminhada foi iniciada às 8h, no Bairro Santa Cruz, na Avenida Airton Sena, dirigindo-se ao centro da cidade e encerrando-se no fórum, onde foi realizada uma audiência pública com o objetivo de colher sugestões dos cidadãos para a diminuição da violência, informa a promotora de Justiça Semiana Silva de Oliveira Cardoso.
A promotora de Justiça adiantou que a campanha terá continuidade com a promoção de reuniões mensais com a participação das autoridades e de representantes da sociedade civil para avaliação dos resultados obtidos, nos moldes da reunião ocorrida em 12 de agosto último, quando foi decidido o lançamento da campanha preventiva e repressiva contra a violência no município. De acordo com Semiana Cardoso, na primeira fase da campanha, está prevista a realização de mapeamento dos pontos da cidade onde a violência está concentrada e orientação aos cidadãos por meio de palestras em escolas e associação de moradores e divulgação nos meios de comunicação local. Na segunda fase deverão ocorrer vistorias e abordagens policiais em bares e locais mapeados, com a participação da Polícia Militar (5ª CIA, Cipe-Cerrado), Polícia Civil, agentes municipais da Vigilância Sanitária e Secretaria de Tributos, com acompanhamento da representante do Ministério Público.
Que pena mais uma vez a Guarda Municipal fica de fora de um assunto tão importante que é a Segurança Publica. Será que o desenvolvimento ainda não chegou em Luis Eduardo? Será que as autoridades deste Município tem olhado as noticias das Cidades desenvolvidas, aonde o índice de violência diminuiu?, vamos acordar gente e reconhecer esta grandiosa instituição que hoje é reconhecida em todo o Brasil como a Policia Municipal e tem se destacado na SENASP (Secretaia Nacional de Segurança Publica), como Policia Comunitaria, aquela que está mais proximo do Cidadão, aquela que mora nos Bairros e conhece a realidade de cada cidadão.
O Presidente Lula e o Secretario Nacional de Segurança Publica já reconheceram o grande valor que tem as Guardas Municipais. Os mesmo ajudam os Municipios no combate a Criminalidade disponibilizando verbas para ser aplicados nas Guardas Municipais, tais como (PRONASCI, VERBAS PARA OS MUNICIPIOS INVESTIR NAS GUARDAS MUNICIPAIS QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM A SEGURANÇA PUBLICA E AGORA O BOLSA COPA para as Guardas Municipais atuarem juntamente com as Policias Estaduais nas Cidades que receberão os jogos da copa do Brasil)
VAMOS MUDAR ESTA REALIDADE E UNIRMOS FORÇA CONTRA A VIOLENCIA!
COMO DIZ A CONSTITUIÇÃO. A SEGURANÇA PUBLICA É DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.