Impressiona as reações raivosas e até mesmo debochadas daqueles que se consideram vencedores das eleições aqui no Oeste baiano. Na carreata de comemoração e nos contatos com aqueles que consideram seus inimigos, os seguidores deste Trágico de Oz e até ele mesmo, este Tiririca de peruca rosa, retocado de photoshop, apontou o seu dedinho sujo para ex-aliados e para velhos adversários, em postura arrogante e provocadora.
Em outra oportunidade, a Vice Não Sei Do Quê, rodava a baianinha e bradava semi-histérica: “Bem feito, bem feito, bem feito”.
Quem eles derrotaram? Saulo Pedrosa? Antonia Pedrosa? Regina Figueiredo? Tsylla Balbino? Não! Eles pensam que derrotaram uma tentativa válida de acabar com o proxenetismo eleitoral, com a compra de votos com cestas básicas de 12 reais, com os currais de miseráveis.
Eles pensam que derrotaram a atitude de se restaurar um mínimo de moralidade na gestão pública. Eles, em sua vã imaginação, querem dar continuidade ao espetáculo do Pátio dos Milagres, onde compravam a alma de migrantes analfabetos por uns míseros trocados.
A politicagem, a má política, prospera como o fungo das frieiras nos pés desnudos dos miseráveis. Mas ela tem data para acabar. E não vai ser apontando esses dedinhos sujos do dinheiro público que eles, os palanqueiros messiânicos, se perpetuarão.

Quem foi derrotado não sei, porém uma nova força pode estar surgindo no oeste Karlucia Macedo e Herbert Barbosa.