Polícia Federal prende prefeitos de sete municípios.

Foto de Thiago Melo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) uma operação para prender sete prefeitos de municípios baianos e outras 39 pessoas suspeitas de envolvimento num suposto esquema de desvio de verbas federais e fraude em licitações.

A Operação Carcará da Bahia, que contou com o apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e do MPF (Ministério Público Federal) na Bahia, deve cumprir até o final do dia 82 mandados de busca e apreensão e 46 mandados de prisão (27 deles foram cumpridos até as 10h). Entre os suspeitos há também funcionários públicos e empresários.

Segundo a PF, os suspeitos fraudaram licitações com uma divisão do mercado entre as empresas envolvidas, utilizaram notas fiscais frias e superfaturaram preços de produtos e serviços. Há indícios de desvio de verbas federais que seriam usadas para a compra de merenda escolar, medicamentos e obras públicas em 20 municípios baianos.

A CGU estima que os prejuízos aos cofres públicos cheguem a R$ 60 milhões. A investigação teve início há mais de um ano, a partir de denúncias envolvendo a empresa Sustare Distribuidora de Alimentos Ltda, sediada em Itatim (BA), e outras empresas do grupo.

A investigação apontou Edison dos Santos Cruz, que comanda o grupo de empresas, como o mentor do suposto esquema. Ele é o único que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Os outros foram presos temporariamente. A reportagem não conseguiu localizar o advogado dele.

Os suspeitos poderão responder por crimes como peculato e emprego irregular de verbas públicas, estelionato, formação de quadrilha, fraude a licitação, modificação ilegal do contrato ou pagamento antecipado e corrupção ativa e passiva.

O material apreendido durante a operação será analisado pela PF e pela CGU e deve ser anexado ao inquérito, ainda não concluído. (com informações da Folha de São Paulo).

O gestor de Lençóis, Marcos Airton Alves Araújo (PR) e os prefeitos de Aratuípe, Antônio Miranda Silva Júnior (PMDB); Cafarnaum, Ivanilton Oliveira Novais (PSDB); Itatim, Raimunda Silva dos Santos (PSDB), e de Elísio Medrado, Everaldo Caldas (PP) estão entre os alcaides detidos. O prefeito de Sapeaçu, George Vieria Góis (PP), está foragido. Cresce a possibilidade de envolvimento de deputados estaduais e federais com o episódio.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

5 comentários em “Polícia Federal prende prefeitos de sete municípios.”

  1. POR ISSO QUE HOJE EM DIA É SÓ TORÇO POR TRES TIMES: O GREMIO, O BOPE E A PF..NESSES DA PARA CONFIAR.

  2. Muito bem policiais federais, continuem, vocês ainda vão chegar ao fim.
    MUNICÍPIOS DE TABOCAS DO BREJO VELHO – BAHIA – 2010.
    Declaração para Tribunal Superior do Estado da Bahia.
    O povo de Tabocas Brejo Velho está revoltado com as corrupções e o desvio dos cofres públicos do novo prefeito José Cavalcante de Araújo, do partido Democratas (DEM). O novo prefeito foi eleito por compra de votos em 2008 ele e seus parceiros que colocou na campanha também por compra de votos. O ex-prefeito Gilmar Ribeiro da Silva também do partido Democratas foi denunciado várias vezes em 2001 até 2008 por corrupções, fraudes e desvios dos cofres públicos federais do Estado da Bahia.
    Quero dizer para a Justiça da Bahia o que está acontecendo com os processos de denúncias da cidade de Tabocas do Brejo Velho. O povo já esta cansado de sofrer com tanta corrupção e desvios do dinheiro da prefeitura municipal. Nós queremos uma nova investigação da polícia federal do começo da campanha do ex-prefeito Gilmar Ribeiros da Silva e seu parceiro José Cavalcante de Araújo (DEM).

  3. Questiono os ilustres deputados JOÃO LEÃO e MARIO NEGROMONTE se vão manter no nosso PP o MARGINAL EVERALDO CALDAS, a presença desse CANALHA em uma agremiação política é vergonhosa, escabrosa e escandalizante.

  4. Realmente na cidade de tabocas do brejo velho ta muito precisando de uma vesturia da policia federal da bahia
    na prefeitura da cidade…

Deixe um comentário