Fazenda é assaltada e assaltantes perseguidos.

Motoplanador Ximango, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Baixo custo operacional e grande capacidade de coordenar operações.

Quatro bandidos armados assaltaram, ontem, 22, por volta das 9h30m, a  fazenda Açaí, em São Desidério. Usando duas motocicletas, chegaram na sede e foram logo anunciando o assalto. A todo o momento os bandidos aterrorizavam os presentes. “Eles queriam saber onde tinha dinheiro, botavam a arma em nossas cabeças”, conta uma testemunha. Um funcionário da fazenda que tentou fugir foi espancado pelos bandidos.

Após uma hora e meia de violência, o bando fugiu levando a caminhonete S10 da fazenda com defensivos agrícolas e a quantia de R$ 3.000,00. Após a saída do bando da fazenda, a CIPE CERRADO foi rapidamente acionada, deslocando-se de para o local.

Na BR 020, os policiais militares cruzaram com os bandidos. Houve perseguição, os meliantes abandonaram a caminhonete nas proximidades do povoado do Novo Paraná, no município de LEM e entraram em uma plantação de café.

Os policiais usaram um avião pulverizador para perseguir os bandidos. “Nós víamos os bandidos no meio do cafezal, mas ficava difícil. Se fosse um helicóptero pegaríamos eles. Mas o avião até fazer a volta, eles se escondiam”, conta o piloto.

Os policiais da CIPE CERRADO fizeram diversas buscas no cafezal, porém não conseguiram prender os bandidos. Durante a fuga os bandidos se dividiram, dois fugiram nas motocicletas e outros dois na caminhonete. Parte dos defensivos agrícolas foi deixada, coberta por uma lona, próximo a rodovia. A polícia acredita que outros elementos ligados ao grupo iriam recolher o material.

Outra parte, quase sete quilos, foi encontrada, por volta das 15h00, na caminhonete, juntamente com os capacetes dos bandidos e alguns coletes de propriedade da fazenda. Informações do blog de Sigi Vilares, editadas por este Jornal.

A CIPE Cerrado precisa mesmo de um pequeno avião de observação para perseguir assaltantes e informar equipes de terra. Com esse equipamento, ficaria facilitado o cumprimento de suas missões e diminuiria sensivelmente a vulnerabilidade das fazendas a todo tipo de violência.


O Ministério da Justiça deveria aplicar R$ 150 milhões em 2010 para aquisição de equipamentos para o programa de segurança aeropolicial. A destinação dos recursos será comandada por demandas dos estados, além de órgãos policiais federais. O secretário-executivo do ministério, Luiz Paulo Ferreira Barreto, previne que a possibilidade de a verba ser usada para compra de aeroplanadores, como o gaúcho Ximango (Aeromot AMT-200 Super Ximango), fabricado pela Aeromot, está nas mãos dos setores de segurança estaduais. “Nossa área técnica avalia como muito positiva a aplicação dos modelos fabricados no Rio Grande do Sul. Se houver solicitação local e o produto for adequado, o ministério contemplará a compra, como já está fazendo com helicópteros”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário