É a guerra e precisamos saber suas origens.

foto de Sergio Moraes da Reuters para a Folha

Arrastões, incêndios de veículos e ameaças de bombas. O clima é de tensão no Rio de Janeiro pelo quinto dia consecutivo. Segundo o governador Sérgio Cabral, as ações são fruto do “desespero dos marginais” por conta da implantação de 12 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em 36 comunidades que, até então, eram dominadas pelo narcotráfico. Até agosto deste ano, o governo do Rio investiu R$ 126,9 milhões na modernização de sistemas e no aparelhamento das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e no sistema penitenciário. As aplicações em segurança, apenas na área de investimentos, superam em 153% os valores executados no mesmo período do passado, quando foram destacados R$ 50 milhões para o setor.

É uma guerra, com todas as suas características mais infames: tem carros blindados, tem soldados armados até os dentes e as vítimas civis, como sempre. E o motivo é o mesmo: descaso dos governantes, que começou há muitos anos, através de ligações espúrias de políticos com bicheiros e uma repressão faz-de-conta sobre o tráfico. Hoje o tráfico é uma medusa e só clima de guerra pra resolver. Por muito menos que isso, o Exército colocou suas tropas na rua em l968.

Foto de Marcelo Sayao da EFE para Folha

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “É a guerra e precisamos saber suas origens.”

  1. A origem real ‘e o consumidor da droga . Que em metade dos casos não e dependente Quimico , usa droga quando quer , por lazer. Enquanto houver
    Consumidor , haverá traficante e toda violência crescente. Aos dependentes tratamento , aos demais , vergonha na cara.!

  2. Até que enfim, estao fazendo alguma coisa, melhor coisa e enviar o exercito. Devia ter feito isso ano passado como comecou esta onda de carros incendiados e policias mortos. Isso mostra tambem um lado que a Gaucha, e diferente do Lula.

Deixe um comentário