Pesquisa aponta gaúchos como mais suscetíveis ao câncer.

Porto Alegre foi o município com a maior média de incidência de câncer em pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2000 e 2005. Entre os homens, foram registrados 404,1 casos por 100 mil habitantes. No público feminino, 286,1 por grupo de 100 mil. Dezessete cidades foram analisadas, sendo 16 capitais. Os dados estão no estudo Câncer no Brasil – Dados dos Registros de Base Populacional, lançado nesta sexta-feira. A divulgação marca as ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado neste sábado.

Índices altos também foram registrados em Goiânia e São Paulo, ambas capitais com mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A menor taxa de incidência foi observada em João Pessoa (182,4 entre os homens e 177,4 entre mulheres). Os dados têm o objetivo de identificar os principais tipos de câncer que afetam as populações das cidades que monitoram os casos da doença. As informações são usadas para planejar a prevenção e a detecção precoce.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Pesquisa aponta gaúchos como mais suscetíveis ao câncer.”

Deixe um comentário