Embaixada americana de Brasília cai no WikiLeaks.

Dois despachos confidenciais enviados pela embaixada norte-americana em Brasília a Washington no início de 2009 criticam a Estratégia Nacional de Defesa (END), plano que havia sido lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2008. Esses documentos fazem parte das mais de 250 mil mensagens secretas interceptadas e divulgadas pelo grupo ativista WikiLeaks.Os despachos, dedicados à análise da END, foram enviados pelo então embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel.

Neles, há críticas em relação ao anseio da Marinha brasileira de ter um submarino nuclear, e dúvidas sobre o modo como as forças armadas serão usadas futuramente, principalmente na proteção da região amazônica e da costa brasileira, após a descoberta das reservas de petróleo da camada do pré-sal.

“Não há nenhuma ameaça às reservas de petróleo brasileiras, mas os líderes brasileiros e a mídia têm citado as descobertas de petróleo no mar como razão urgente para melhorar a segurança marítima. Essa preocupação se fundiu à busca de duas décadas do Brasil por um submarino nuclear, dando um novo ímpeto à pesquisa sobre um pequeno reator para propulsão naval”, descreve uma das mensagens enviadas no dia 9 de janeiro de 2009, divulgada nesta quarta-feira (01/12) no site do WikiLeaks. As informações são do jornal Diário Liberdade, da Galiza e países de língua portuguesa.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Embaixada americana de Brasília cai no WikiLeaks.”

  1. ESTE SITE DEVE SER MANTIDO PELO COMUNISMO DECADENTE DA RUSSIA OU DA CORÉIA DO NORTE, OU DO IRÃ, PARA O CARA DAR UMA AULA DE JORNALISMO ENSINANDO QUE A IMPRENSA NAO PRECISA FICAR REFEM DOS PODRES PODERES PARA MOSTRAR A VERDADE, AINDA QUE TARDIA, QUE RECEBE TOSTÕES PARA ALARDEAR CARAS E BOCAS.
    GOSTEI DO SITE, VOU ABRI-LO COM MAIS FREQUENCIA E VER SE POR ACASO NAO MANDARAM ALGUMA COISA DOS IMPÉRIOS BAIANOS.

Deixe um comentário