O prefeito da cidade de Jandira, localizada a cerca de 38 km da capital paulista, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), foi assassinado a tiros por volta das 8h desta sexta-feira, segundo informações da Polícia Militar. Conforme a PM, ele estava com seu motorista, cujo nome ainda não foi divulgado, na rua Antônio Conselheiro, no bairro do Mirante, indo rumo à Radio Astral, quando seu carro foi alvejado por diversos disparos. Ele participava todas às sextas-feiras do programa chamando “Bom Dia, Prefeito”.
Os dois chegaram a ser socorridos ao pronto-socorro da cidade, mas já chegaram mortos. Ainda não há informações sobre os criminosos.
O prefeito de 62 anos foi eleito em 2008 com 42% dos votos válidos e estava em seu 3º mandato na cidade. Ele começou a carreira política aos 28 anos quando foi eleito vereador. Segundo informações disponíveis no site da cidade, a primeira vez que Paschoalin concorreu ao cargo de prefeito foi em 1982, ficando em 3º lugar nas eleições.
A Polícia Militar deteve dois homens para averiguação e encontrou um carro que pode ter sido usado no ataque ao prefeito de Jandira (Grande SP) na manhã desta sexta-feira.
Nestas primeiras horas após o assassinato, fica claro que é crime perpetrado por profissionais, a mando de terceiros. Cidades-dormitório como Jandira têm problemas sistêmicos no transporte público. A investigação tem que começar por aí.
