A Bahia entra na geração de energia limpa.

O primeiro lote de peças para a construção do Parque Eólico da Bahia já está aportado no Terminal de Container de Salvador . São 45 pás e 25 nacellis, os aerogeradores. Os equipamentos ficam no terminal até o final de janeiro de 2011, quando serão transportados para Brotas de Macaúbas, no sudoeste baiano. “Trata-se de um marco inaugural para a energia eólica no estado, que deixa de ser uma perspectiva para se tornar uma realidade”, afirmou o representante dos assuntos de energia eólica da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Rafael Valverde.

Ele explicou que o lote foi adquirido da fabricante internacional Alston pela Desenvix, empresa que irá implantar e administrar o Parque Eólico, através de incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado. No total, serão construídos 18 parques dos quais três serão localizados em Brotas de Macaúbas e os demais espalhados nos municípios de Caetité, Guanambi, Casa Nova, Pindaí, Riacho de Santana, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu e Sento Sé. De acordo com a Sicm, estima-se que R$ 250 milhões em investimentos privados serão disponibilizados inicialmente.

“Isso vai possibilitar a interiorização da cadeia de energia limpa, atraindo novas empresas e gerando cerca de três mil empregos diretos no estado”, destacou. A previsão é de que todos estejam em pleno funcionamento em setembro de 2012.

Clique nas fotos para ampliá-las.


Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “A Bahia entra na geração de energia limpa.”

  1. O DERBA, através da 16ª RM – Barreiras, orgulha-se por participar da implantação do Parque Eólico de Brotas de Macaúbas, através da implantação do caminho de serviço que dá acesso ao local de implantação dos aerogeradores.

Deixe um comentário