O Brasil vai superar europeus e será a sétima economia do mundo em 2013. Isto é o que anunciou hoje a consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC), que afirma ainda que a própria crise acelerou o ritmo de crescimento dos emergentes perante os países emergidos.
De acordo com o critério de Paridade de Poder de Compra (PPC) entre países, o Brasil se tornará a 7ª maior economia mundial em 2013. Atualmente, o País ocupa a 9ª posição. O salto deve ocorrer neste ano quando o País deixará para trás a França, uma das economias mais ricas do mundo. A Inglaterra perderá posição em 2013. O Brasil ficará em pé de igualdade com a Rússia em busca da 5ª colocação, que deve chegar em 2025.
Por outro lado, a China assume a liderança global em 2018 e a Índia deve ultrapassar o Japão já em 2011, e pode alcançar os Estados Unidos por volta de 2050. “O centro de gravidade da economia mundial está mudando. Com populações muito maiores, Índia e China alcançaram a liderança mundial, em um retorno ao padrão história anterior à Revolução Industrial, quando o poder econômico global saiu da Ásia para a Europa Ocidental e os Estados Unidos”, diz o economista John Hawksworth, chefe da PricewaterhouseCoopers (PWC).
