
A operadora de telefonia Oi corre contra o tempo para restabelecer as linhas de telefones fixos de 22,5 mil usuários em todo o Estado. Neste sábado, a empresa apresentou à imprensa as instalações da nova central telefônica, localizada no prédio do Itaigara, na parte não afetada pelo incêndio ocorrido no último dia 21, que causou uma pane nos serviços da concessionária, deixando milhares de pessoas sem telefone e internet na Bahia e mais cinco estados.
Até agora, a Oi não divulgou os motivos do sinistro. Segundo a assessoria de imprensa da empresa no Nordeste, ainda não há resultados do laudo da perícia técnica. Com a nova central, a operadora informa que praticamente todos os 56 mil usuários na Bahia que ficaram sem internet tiveram as conexões de banda larga restauradas. Mas ainda pode haver problemas pontuais de acesso.
A Oi espera fazer a restauração das 22,5 mil linhas de telefones fixos inativas até o próximo dia 20. Para isso, depende de fazer a ligação dos equipamentos de telefonia fixa da nova central com as linhas dos clientes afetados. A ligação é feita por meio da sala chamada de Distribuidor Geral (DG), que recebe os milhares de cabos vindos das residências – são dois pares de fio para cada usuário. O DG tem capacidade para 50 mil conexões, entre banda larga e telefonia fixa. Do Jornal A Tarde.
