A energia dos ventos volta a movimentar navios.

Quando atracar na noite desta quinta-feira no porto de Rio Grande, o navio E-Ship 1 fará história em águas gaúchas. A embarcação é o primeiro cargueiro movido a energia eólica do mundo sem as velas tradicionais. No entanto, o rotor Flettner, que move a embarcação é conhecido há anos como propulsor ecológico. A embarcação, construída pela empresa alemã Enercom GmbH, umas das líderes mundiais em turbinas eólicas,  tem propulsão híbrida.
Além da força dos ventos, usa motores a diesel e eletricidade. É usada para transporte de componentes entre a fabricante e as subsidiárias – no caso do Brasil, a Wobben Windpower, que fabrica equipamentos para aerogeradores. Veja no infográfico da Zero Hora de Porto Alegre como funciona o navio.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário