Egito é importante para os Estados Unidos.

A batalha de ontem, 28, vencida pelos manifestantes, numa das pontes do Cairo, onde a Polícia e o Exército, queriam obstar os insurgentes. O vídeo foi postado no You Tube, apesar das restrições impostas à internet pelo Governo.

Os Estados Unidos investem US$ 3 bilhões por ano no Egito, quase o mesmo que em Israel. Não estão gostando nada da mudança do status quo. O medo é que mais uma república islâmica irrompa no delta do Nilo. Como sempre, estão torcendo pela manutenção do títere de plantão.

Ao menos 18 pessoas já morreram durante os protestos e se contam aos milhares os feridos e presos.

Atualizando: na primeira hora da madrugada deste sábado, era anunciado que as mortes nos conflitos urbanos eram 29. Mubarak demitiu o primeiro-ministro e solicitou que todos os ministros peçam demissão. O Presidente que está no poder há 25 anos, desde o assassinato de Amuar Sadat, segura-se como pode.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário