Tribunal de Justiça da Bahia está afogado em quase 500 mil ações pendentes.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, relativos a 2010, o Tribunal de Justiça mais afogado em processos do país é o da Bahia, com 462,5 mil ações pendentes. O TJ-BA também é o tribunal estadual que teve o pior desempenho. De 2010 para cá, essa realidade não mudou muito.

Classificado entre os piores do País pelo CNJ, o Tribunal de Justiça da Bahia aposta agora na qualificação dos seus servidores. As inscrições para o Programa de Capacitação em Práticas Judiciárias do TJ baiano estão abertas. Visa a promoção de melhorias na gestão jurisdicional através da capacitação dos funcionários, fornecendo ferramentas de trabalho para melhor prestação de serviços à população.

O programa vai permitir  o desenvolvimento das carreiras de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, capacitando os servidores para a modernização da gestão dos serviços judiciários. Haverá 30 turmas de servidores, sendo os cursos realizados entre os dias 21 de março a outubro de 2011, com duração de 5 semanas (100 horas/aula) cada.

A carga horária do programa, de 100 horas/aula distribuídas em três linhas de ação, será voltada para analistas e técnicos judiciários, que exercem os cargos de escrivão, subescrivão, secretário, subsecretário, atendente judiciário e oficial de justiça, entre outras  atividades. Os participantes obterão certificados de extensão pela FGV.

Como se dizia antigamente, existem três tipos de justiça: a boa, a má e a da Bahia. Continua assim ainda hoje?

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Tribunal de Justiça da Bahia está afogado em quase 500 mil ações pendentes.”

  1. A pergunta feita pelo bloguista, garante direito a algum premio? Ou trata-se de mais um sortilégio de nossa imprensa?
    Existem perguntas que nao devem ser feitas: a uma porque se sabe a resposta; a duas porque pode-se receber a resposta que nao se quer ouvir, ou neste caso, ler!!

  2. com tantos processos encalhados principalmente aqueles que envolve o estado como reu, pq nao se faz um mutirao para desencalhar e os juizes dar o veredito final. assim como eu, sao dezenas de servidores esperando uma decisao que acredito muitos morrem e sem conseguir alcancar seus direitos!! isso nos entristece!!!

Deixe um comentário