Barreiras é destaque no registro de casos de dengue.

Com 896 casos suspeitos de dengue notificados em Barreiras e 85 confirmados em laboratório até agora, o município se destaca no estado em relação à doença em 2011. A média do índice de infestação predial, que na primeira semana de janeiro ficou em 2,99%, teve uma queda e na quinta semana do ano ficou em 2,28%. No entanto, para o Ministério da Saúde, 1% já é considerado um número de alerta.

Uma das vítimas, a bióloga Daiara Dudkiewicz, 24 anos, procurou um dos postos de saúde do município ontem, depois de estar há quatro dias com os sintomas de dengue e ter desmaiado duas vezes.

“Comecei sentindo fortes dores nas costas e febre de 40 graus”, disse ela, acrescentando que perdeu completamente o apetite e por isso ficou fraca e precisou tomar soro na veia. Daiara, no entanto, não foi a primeira da família a sentir os sintomas. Na casa dela, no bairro Vila Regina, sua mãe teve indícios de ter contraído dengue nos primeiros dias deste ano, porém, como não procurou um posto médico, não foi notificado, nem confirmado como caso positivo para dengue. Está nos casos subnotificados, confirmando a tese da Vigilância Epidemiológica, de que os casos registrados não condizem com a realidade existente. Leia mais em A Tarde.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Barreiras é destaque no registro de casos de dengue.”

  1. De cada 3 casos ,so 1 procura assistencia medica , o resto fica em casa mesmo , sem falar nos casos que vao ao medico e mesmo nao notifica pois da muito trabalho preencher mais um formulario dentro da burocracia toda
    Depois muitos doentes nao voltam para fazer o exame que confirma a doenca, pois o mesmo so pode ser feito no quinto dia , fica entao poucos casos confirmados nas estatisticas .
    Mas algo e certo , essa batalha o Aedes esta ganhando. ….

Deixe um comentário