Confirmada certificação ISO 9001 da Câmara Municipal.

Os auditores do sistema ISO anunciaram ontem, 17, que estão prontos para certificar a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães. O processo de certificação foi uma iniciativa do ex-presidente, Eder Ricardo Fior, e a sua principal e última auditoria ocorreu em dezembro do ano passado. Apesar da importância da certificação, a iniciativa chegou a ser minimizada por um vereador, que não entendeu a importância do processo, principalmente pelo fato de que, a partir de agora, a Câmara de Luís Eduardo é o única do interior da Bahia a receber tal diploma.

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 160 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Confirmada certificação ISO 9001 da Câmara Municipal.”

Deixe um comentário